Título: FH: `LULA CONTINUA CHAMANDO TODO MUNDO DE MEUS COMPANHEIROS¿
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 08/05/2006, O País, p. 4

Mas ex-presidente evita falar de denúncias contra o próprio PSDB

SÃO PAULO. Em meio às denúncias de que Marcos Valério pretendia arrecadar R$1 bilhão no governo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou ontem o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo ele, nunca ter assumido um caráter de repulsa em relação aos escândalos sobre utilização indevida de recursos públicos. Em entrevista ontem ao programa ¿Canal Livre¿, da TV Bandeirantes, Fernando Henrique destacou que, mesmo após a confirmação do envolvimento de deputados petistas no mensalão, Lula continuou chamando essas pessoas de ¿meus companheiros¿.

¿ O fato de não haver uma repulsa do presidente da República, que é o chefe do partido, a isso, de forma clara, é grave. Ele continua chamando todo mundo de ¿meus companheiros¿. Isso é muito grave. Eu sei que ele vai ficar zangado e que vão dizer que não deveria dizer o que estou falando. Mas digo: é grave porque está errado ¿ disse, ao comentar declarações do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira, de que quem mandava no PT era Lula, José Genoino, Aloizio Mercadante e José Dirceu.

¿ Vi que a CPI quer chamá-lo (Silvio). E ele dizia que era apenas um instrumento, um joguete da máquina. E citou primeiro Lula quando falou sobre quem mandava. Eu vi ontem o Mercadante aflito ¿ disse ele, em tom de ironia.

Fernando Henrique evita falar de denúncias sobre PSDB

Indagado se o PSDB deveria fazer um mea-culpa sobre as denúncias de que o senador Eduardo Azeredo também recebera recursos de Valério, Fernando Henrique disse que o partido deveria ter tomado uma atitude, mas contemporizou:

¿ O PSDB não faz mea-culpa porque não tem essa culpa. O PT, como disse o procurador-geral da República, organizou um grupo, tomou conta do partido e arrolou dinheiro público e privado para a manutenção do governo. O PSDB não fez isso.

Sobre denúncias que atingiram seu governo, o ex-presidente saiu pela tangente associando o então chefe de campanha de Azeredo, Walfrido dos Mares Guia, com o atual governo.

¿ O chefe da campanha do Azeredo era Mares Guia. Lula passou o fim de semana na casa dele ¿ disse.

Ele evitou polêmica com relação à doação de 400 vestidos à ex-primeira-dama de São Paulo Lu Alckmin, mulher do pré-candidato Geraldo Alckmin.

¿ Não se pode dar o mesmo peso. Acho que as pessoas devem ter vida austera. Minha mulher jamais andou aparecendo nesses aspectos.