Título: CNBB PEDE A ELEITORES QUE RENOVEM CONGRESSO
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 09/05/2006, O País, p. 12

Secretário-geral da entidade cobra mais propostas e menos denúncias dos candidatos

INDAIATUBA (SP). Os bispos da Igreja Católica pedirão este ano que os eleitores aproveitem a oportunidade de renovar o Congresso Nacional, elegendo deputados e senadores não corruptos, anunciou ontem o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Odilo Scherer, bispo auxiliar de São Paulo. Na apresentação da 44ª Assembléia Geral da CNBB, que começa hoje em Itaici, dom Odilo cobrou dos candidatos menos denúncias de corrupção e mais propostas para o país.

¿ A tentação talvez seja mostrar quem é mais corrupto. E se esquece de discutir projetos, se esquece de discutir as questões do Brasil, aonde nós queremos chegar com o exercício do poder. Por isso, que os candidatos se apresentam com propostas à população para que ela possam discernir em quem votar ¿ propôs.

O impeachment do presidente Lula, segundo o secretário-geral, não foi discutido pela CNBB, que não tem posição oficial sobre o tema. Mas ele considera difícil que o processo de impeachment contra o presidente evolua neste ano eleitoral.

¿ Acho difícil neste ano que um eventual pedido de impeachment contra o presidente possa ter evolução porque estamos em um ano político-eleitoral. Vai ser muito difícil fazer o discernimento adequado sobre essa questão no ano político como nós estamos vivendo.

Na entrevista que concedeu ontem em Itaici, dom Odilo disse que a sociedade não pode esperar que os políticos caiam do céu, já que a população tem que escolher aqueles que participam intensamente da vida do país com princípios éticos.

¿ A sociedade precisa ter o discernimento para perceber quem são as pessoas que podem exercer os vários cargos.