Título: MEC AUTORIZA CONCURSO EM UNIVERSIDADES
Autor:
Fonte: O Globo, 09/05/2006, O País, p. 15

Serão contratados 1.075 técnicos-administrativos para 40 novos campus que estão sendo criados

BRASÍLIA. O ministro da Educação, Fernando Haddad, autorizou 40 instituições federais a abrir concurso para contratar 1.075 técnicos-administrativos. Os técnicos serão chamados para trabalhar em 40 novos campus que estão sendo criados nas universidades federais. O programa de expansão do ensino superior, que prevê ainda a criação de mais dez novas universidades, está orçado inicialmente em R$592 milhões. Os concursos foram aprovados pelo Ministério do Planejamento no final do mês passado.

Universidades do Sul terão maior número de vagas

Pela proposta do Ministério da Educação, as instituições de ensino superior deverão preencher 600 vagas este ano e o restante em 2007. O maior número de vagas será aberto nas universidades federais de Santa Maria e de Pelotas, do Rio Grande do Sul. As duas estão autorizadas a contratar 148 novos servidores para reforçar o quadro de pessoal dos campus que integrarão a Universidade Federal do Pampa.

Entre outras instituições contempladas com os números mais expressivos de vagas está a Universidade Federal de São Paulo. A instituição poderá contratar 58 novos servidores. As vagas são para os campus de Diadema, Santos e Guarulhos. Na Universidade Federal do Piauí , o ministério permitirá o preenchimento de 50 vagas. Os futuros servidores terão que trabalhar nos campus de Picos, Parnaíba e Bom Jesus.

No Amazonas, contratação de 50 funcionários

A Universidade Federal do Amazonas também terá direito a contratar 50 funcionários para os campus de Benjamin Constant, Coari, Humaitá e Centro de Antropologia.

O ministério também autorizou contratações nas universidades federais em São Carlos, Rondônia, Tocantins e Uberlândia. A portaria de autorização dos concursos foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira.

Os concursos públicos serão feitos pelas próprias instituições. Pela lei eleitoral, as contratações só poderão ser feitas até o final de junho. Caso os aprovados não sejam nomeados até esse período a contratação só poderá ser feita em 2007.