Título: NA CONTA DE TELEFONE, GANHO PARCIAL
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 11/05/2006, Economia, p. 35

Os efeitos positivos do IGP-DI perto de zero não serão integralmente percebidos pelo consumidor de telefonia, já que parte do próximo reajuste anual das contas de telefone, em julho, será baseada no Índice do Setor de Telecomunicações (IST) criado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O IST, que reflete o custo das empresas, é formado por uma cesta de índices, sendo que o maior peso é o do IPCA, que está com uma variação maior do que o IGP-DI, calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em 2002, por causa da eleição do presidente Lula, houve um forte aumento do dólar. Isto se refletiu no ano seguinte quando o IGP-DI que iria reajustar as contas telefônicas ultrapassou os 30%. Houve forte pressão do então ministro das Comunicações, Miro Teixeira, que conclamou a população a recorrer contra o reajuste. A Justiça deu ganho de causa aos consumidores e o aumento das tarifas de telefonia naquele ano não ultrapassou os 14%. Porém, em 2004, a Justiça aceitou o argumento das empresas e os usuários tiveram que pagar o aumento. (Mônica Tavares)