Título: ANJ: agressão a fotógrafa afronta a imprensa
Autor:
Fonte: O Globo, 13/05/2006, O País, p. 8

Sindicato dos Jornalistas do Rio também protesta e cobra investigação da Secretaria de Segurança do estado

BRASÍLIA e RIO. A Associação Nacional de Jornais (ANJ) protestou ontem contra a agressão de seguranças ou militantes do PMDB à fotógrafa Marizilda Cruppe, do GLOBO. A fotógrafa foi agredida quando tentava registrar a saída do ex-governador Anthony Garotinho da sede do PMDB no Rio. Marizilda estava cercada por seguranças e militantes do PMDB e um deles lhe deu uma ¿gravata¿. Ela foi empurrada e xingada por militantes pró-Garotinho e pelo segurança.

¿Além de covardia física, própria de quem tem apenas a força como argumento, trata-se de afronta ao exercício da atividade jornalística e à liberdade de imprensa¿, afirma a ANJ em nota. ¿Episódios vergonhosos de truculência como este ilustram de forma contundente o desapreço de indivíduos e grupos ao papel que cabe à imprensa numa sociedade democrática. É necessário registrar que essa covarde agressão aconteceu num contexto de beligerância contra o trabalho dos meios de comunicação fomentada pelo próprio ex-governador", acrescentou o presidente da ANJ, Nelson Sirotsky, que assina a nota.

Ele afirma ainda que, nos últimos dias, mais de um profissional de jornalismo foi submetido a constrangimentos e ameaças por parte de militantes do ex-governador, o que representa uma preocupante rotina, especialmente no caso de um político que pretende se candidatar a presidente da República.

A ANJ disse esperar que as autoridades policiais e a Justiça apurem rapidamente os responsáveis pela agressão e tomem as providências legais contra os culpados.

O presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azêdo, que visitou Garotinho durante a greve de fome, disse em nota: ¿A ABI vê com extrema preocupação incidentes como este em que foi envolvida a repórter fotográfica Marizilda Cruppe, agredida por supostos seguranças do PMDB, segundo noticiário do jornal em que trabalha. Criou-se nesse dissídio entre os órgãos de comunicação ¿ como O GLOBO e a revista ¿Veja¿ ¿ e o ex-governador Anthony Garotinho um clima de exacerbação política que desperta e acirra paixões, gerando riscos para a atividade profissional dos jornalistas. A ABI reprova as violências que atingiram a jornalista para a qual apresenta sua solidariedade e se dispõe ¿ se provocado formalmente pela jornalista ou pelo GLOBO ¿ a reclamar à governadora Rosinha Matheus a apuração de responsabilidades para que os autores da violência encontrem nas sanções previstas na legislação penal do país¿.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio informou que está encaminhando à Secretaria de Segurança Pública um pedido de investigação e ¿que espera uma ação exemplar por parte do PMDB, para que os seguranças do partido aprendam a exercer sua função respeitando a imprensa e a sociedade¿. No dia 8 passado, o sindicato fizera apelo público ao PMDB fluminense dizendo-se ¿apreensivo com as hostilidades sofridas por jornalistas e motoristas nos atos públicos em frente à sede regional do PMDB¿ e cobrando maturidade dos dirigentes do partido.