Título: EM PERNAMBUCO, ESCOLA PÚBLICA NO SERTÃO É ATACADA
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 18/05/2006, O País, p. 11

Segundo governo, sete presos podem ter seguido facção de SP

RECIFE. Uma escola pública localizada no sertão e o carro de uma delegada foram incendiados em Pernambuco ontem. Dois outros automóveis particulares também apareceram queimados em rodovias federais que cortam a região metropolitana. O incêndio contra o colégio municipal Eneida Coelho Paixão atingiu um mural do pátio e um banheiro feminino e foi praticado de madrugada. A polícia não tem dúvidas de que foi criminoso, até porque os marginais deixaram um recado em um dos muros do estabelecimento, atribuindo o atentado à maior facção criminosa de São Paulo com um recado: ¿toda terça-feira vamos incendiar um colégio¿.

A escola fica no bairro de João de Deus, um dos mais violentos da cidade de Petrolina, a 780 quilômetros da capital. O delegado do município, Aércio Francisco Coelho, instaurou inquérito mas não vê como estabelecer alguma ligação com a fação criminosa paulista. Ele acredita que pessoas ligadas ao colégio podem ter ateado o fogo:

¿ Isso não passa de um ato de vandalismo, coisa de moleque.

Em Recife, a delegada do município de Rio Formoso, Gerluce Maria Monteiro, acordou assustada de madrugada em sua residência do bairro do Hipódromo, zona oeste da capital. Seu gol branco fora incendiado na garagem do prédio. As chamas atingiram a lateral de um pálio de sua família. A perda do carro da policial foi total e seus parentes disseram temer que a prática criminosa de incêndios esteja se iniciando no estado.

Quatro ônibus seriam incendiados em Caruaru

A polícia encontrou ontem mais dois carros incendiados. Um na BR 232 e outro na BR 101. Os proprietários ainda não foram localizados. Um dos automóveis era roubado e o outro estava depenado.

Na última segunda-feira, a Secretaria de Defesa Social (SDS) prendeu sete marginais que, segundo o Grupo de Operações Especiais da SDS, estava recebendo orientação da facção criminosa de São Paulo para implantar em Pernambuco o mesmo clima de terror. Eles foram presos quando se preparavam para incendiar quatro ônibus em Caruaru, a 130 quilômetros da capital..