Título: FALA DE LULA PODE LEVAR PROGRAMA DO PT AO TSE
Autor: Luiza Damé e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 23/05/2006, O País, p. 12

Presidente vai exaltar realizações do governo; Justiça Eleitoral já puniu PSDB por mostrar cenas com Alckmin

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será a estrela do programa partidário do PT que vai ao ar na quinta-feira em cadeia de rádio e televisão. A fala do presidente, porém, pode levar o programa petista à Justiça Eleitoral. Lula gravou ontem de manhã sua participação de cerca de quatro minutos, que deverá encerrar o programa de 20 minutos. Seguindo roteiro da direção do PT, o presidente vai falar sobre as realizações do governo nas áreas de educação e juventude, o que fará com que o programa seja passível de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Semana passada, o TSE puniu o PSDB que, no programa eleitoral de abril, pôs no ar cenas em que o ex-governador Geraldo Alckmin mostrava realizações de seu governo em São Paulo. O TSE considerou que ele, como pré-candidato à Presidência, fez propaganda eleitoral fora de época. Da mesma forma, o tribunal tirou do ar há cerca de um mês, com o mesmo argumento, inserções publicitárias do PT em que a gestão Lula era exaltada por terceiros.

A gravação da participação de Lula no programa foi cercada de mistério. O compromisso não estava na agenda do presidente e a assessoria do Palácio do Planalto só confirmou que Lula estava num hotel de Brasília gravando o programa quando ele já estava de volta para outro compromisso, a solenidade de assinatura de convênios na área de saneamento.

Porta-voz diz que participação foi como filiado

Mais tarde, o porta-voz da Presidência, André Singer, disse que a participação de Lula se daria como ¿filiado ao PT¿. Lula discutiu o texto de sua fala com assessores na última quinta-feira. Naquele dia, segundo assessores, Lula estava decidido a gravar a participação mas depois surgiram especulações sobre futuros questionamentos na Justiça Eleitoral.

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, disse no domingo que só ontem Lula decidiria sobre sua participação, quando na verdade já estava montada a gravação num hotel. Berzoini defendeu a gravação, afirmando que, como filiado ao PT, o presidente tem direito de participar do programa.

¿ Como filiado, Lula pode participar. Não há vedação legal. O Alckmin não participou do do PSDB? ¿ argumentou Berzoini.