Título: LULA DIZ TER CERTEZA DE QUE A ECONOMIA ESTÁ TRANQÜILA
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 24/05/2006, Economia, p. 29

Presidente afirma que país pode enfrentar tensão nos mercados e que câmbio continuará flutuante

AGUIARNÓPOLIS (TO). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que a economia brasileira tem condições de enfrentar turbulências externas com tranqüilidade. Em entrevista, depois de visitar trecho de obra da Ferrovia Norte-Sul, um dia depois do forte nervosismo verificado no mercado financeiro, Lula disse o Brasil tem reservas internacionais fortes e que manterá as políticas de câmbio flutuante e responsabilidade fiscal, sem invenção de gastos por causa das eleições. Todas essas ações, disse, fortalecem o país neste momento de mudança no humor internacional:

- Houve um negócio no mundo inteiro por causa dos anúncios do banco central americano. Estou convencido de que a economia brasileira está tranqüila. Temos reservas, temos uma tranqüilidade na parte econômica. Temos um superávit para fazer, não porque gostamos de fazer, mas porque queremos mostrar para os credores que iremos arcar com as nossas responsabilidades. E temos que fazer com que as coisas aconteçam da melhor forma possível. Quem chegou até agora com uma situação de tranqüilidade, como chegamos, não vai jogar fora a conquista que tivemos.

Perguntado se a política em relação ao dólar sofreria mudança, Lula afirmou que não e que "o câmbio continua flutuante". Ele disse ainda que estão enganados os que acusam o governo de estar abandonando a responsabilidade fiscal:

- Não haverá processo eleitoral que me faça fazer com que não haja seriedade no controle fiscal. A minha tese é a mesma de sempre: só gastaremos aquilo que temos, não inventaremos gastos, iremos cumprir com nossos compromissos.

Lula comemora novo diesel desenvolvido pela Petrobras

Lula disse que o Brasil conquistou a auto-estima ao quitar dívidas externas e que não é mais "um paisinho" onde o presidente tinha que mandar o "ministro da Fazenda ao FMI pedir dinheiro emprestado".

- Agora, não devemos mais a ninguém. Agora, somos donos do nosso nariz, dizemos e falamos o que queremos e fazemos aquilo que nós temos vontade - afirmou.

Lula comemorou o fato de a Petrobras ter desenvolvido um novo diesel, o H-Bio, e disse que passou uma "semana maravilhosa" por causa disso:

- Isso vai colocar o Brasil, nos próximos 20 ou 30 anos, como a maior potência energética do mundo. Eu, agora, posso confirmar por que Deus é brasileiro.