Título: No Rio, grupo de Cesar decide apoiar Frossard
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 01/06/2006, O País, p. 8

Eider Dantas desiste de disputar o governo do estado; pefelistas vão indicar vice e senador na chapa do PPS

O PFL do prefeito Cesar Maia vai apoiar o PPS na eleição estadual no Rio. O deputado estadual Eider Dantas, pré-candidato do partido ao governo do estado, desistiu da candidatura e anunciou ontem que vai apoiar a deputada federal Denise Frossard (PPS). Mas Eider pode ser o vice na chapa. Segundo o ex-secretário municipal de Obras, o acordo prevê que o PFL indique os candidatos a vice e a senador.

O acordo vinha sendo costurado pelo prefeito há cerca de um mês. Cesar propôs uma frente no estado contra o ex-governador Anthony Garotinho, que apóia o senador Sergio Cabral Filho (PMDB) para o governo. Em encontros com líderes do PV, do PPS e do PDT, o prefeito disse que o candidato desses partidos deveria ser o que estivesse melhor nas pesquisas eleitorais.

- A deputada Denise Frossard é, até agora, a candidata mais bem colocada nas pesquisas. Vou retirar minha candidatura porque, acima da ambição política, está o Estado do Rio. Precisamos ter um candidato forte para combater o quadro caótico das finanças estaduais e da segurança - disse Eider ontem.

Pela última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 25 passado, Frossard aparece em terceiro lugar, com 10% das intenções de voto. Em primeiro, Cabral tem 35%. Marcelo Crivella (PRB) tem 18%. Eider Dantas apareceu em quinto, empatado com os pré-candidatos do PT, Vladimir Palmeira, e do PSOL, Milton Temer, com 2% cada. O pré-candidato do PSDB, Eduardo Paes, tem 4% das intenções de voto.

Eider disse que provavelmente será o candidato a vice, mas afirmou que a decisão ainda não está tomada. Cesar Maia confirmou que o seu ex-secretário de Obras pode ser indicado.

"Alckmin vai adorar ter dois palanques aqui", diz Eider

A falta de acordo com os tucanos no Rio tem provocado críticas do prefeito que chegaram a estremecer a aliança nacional com o PSDB. Os tucanos, no entanto, não abrem mão da candidatura de Paes. Perguntado se o candidato Geraldo Alckmin poderá subir nos dois palanques no Rio, o do PFL e o do PSDB, o prefeito disse que o assunto será resolvido pelos tucanos.

- Essa é uma questão para o Conselho Político Nacional da campanha. Ontem (na reunião de anteontem) a decisão foi deixar com eles. Assim o faremos - respondeu Cesar.

Eider preferiu responder com ironia:

- O Alckmin vai adorar ter dois palanques aqui.

Segundo Eider, a expectativa é que o apoio do PFL resulte em mais votos para a candidata do PPS na Zona Oeste do Rio, onde ela é pouco conhecida. O deputado foi eleito com muitos votos nessa região. O prefeito acredita que já nas próximas pesquisas a aliança mostre uma melhora do desempenho de Frossard.

- Com o apoio do PFL no Rio, em pouco tempo a deputada Denise Frossard estará liderando as pesquisas na capital e em Niterói - disse o prefeito.

Para Eider, o palanque de PPS-PFL pode ter dois candidatos a senador. Isso porque o PV, que também deve apoiar a chapa, já tem Alfredo Sirkis como pré-candidato ao Senado.