Título: MARCA DA GESTÃO PETISTA SAI DE CENA
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 03/06/2006, O País, p. 8

Exigência da Lei Eleitoral faz Lula trocar símbolo usado pelo governo federal

BRASÍLIA. A marca oficial do governo federal ¿ Brasil, um país de todos ¿ que é a cara da gestão petista, sai de cena dia 1º de julho por exigência da legislação eleitoral. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o uso de uma outra marca que continue identificando o que está sendo feito pelo governo federal em todo o Brasil. Este novo símbolo seria usado em placas de obras em andamento, ações patrocinadas por órgãos do Executivo (como os patrocínios do Banco do Brasil a eventos) e publicidade em caso de grave ou urgência necessidade pública que obtivessem autorização do TSE para serem feitas.

Não se trata de uma inovação e o mesmo artifício foi utilizado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso nas duas eleições ocorridas durante seu mandato. Desde 1998, a primeira eleição em que vigorou a emenda da reeleição, o TSE impede o uso de marcas e slogans utilizados pelo governo e seu presidente durante os três meses que antecedem sua candidatura à reeleição.

O propósito da medida é dar maior equilíbrio à disputa, evitando que a identificação da marca do governo em obras pelo eleitorado beneficie o candidato à reeleição.

O pedido de autorização da nova marca, que usa apenas uma imagem da bandeira do Brasil e as palavras ¿Governo Federal¿ foi feito ao TSE pela subsecretaria institucional de comunicação da Presidência da República (Secom) para a troca das marcas entre os dias 1º de julho e 1º de outubro, ou até 29 de outubro, se houver segundo turno na eleição presidencial.