Título: LULA CRITICA ATUAÇÃO DO PSDB NA EDUCAÇÃO
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 03/06/2006, O País, p. 8

Sem citar nome de Alckmin, presidente diz que houve um `premeditado abandono da escola pública¿ no estado

SÃO PAULO. Um dia depois de voltar a trocar farpas com seu principal adversário, o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, candidato do PSDB a presidente da República, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou ontem a atacar o tucano, embora de forma indireta, sem citar seu nome, criticando o ¿abandono premeditado¿ da escola pública em São Paulo. Lula falou, no começo da tarde, na cerimônia de contratação de 292 jovens aprendizes pela Petrobras e de lançamento do primeiro edital do Plano Nacional de Qualificação Profissional do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp).

¿ Vou dar um dado para vocês ficarem surpresos: todo o sistema de ensino público do estado de São Paulo, que é o maior estado da federação, tem apenas 18% dos estudantes universitários em escolas públicas e 82% estão em escola privada, numa demonstração de que foi premeditado o abandono da escola pública neste país. Foi premeditado ¿ disse o presidente.

Lula ainda comparou o número de vagas criadas pelo sistema público paulista de ensino superior, composto pelas estaduais USP e Unicamp e as federais, segundo ele entre 91 mil e 98 mil, com as novas oportunidades criadas pelo ProUni.

¿ Nós colocamos 64 mil meninos e meninas pobres da periferia desse estado para fazer universidade, com bolsas garantidas, por um acordo feito. E fazemos isso porque não tem saída. Não há, na história da Humanidade, nenhum país do mundo que se desenvolveu pela ignorância, não há. Todos que se desenvolveram, acreditaram piamente na educação e na formação da sua gente ¿ disse.

Ataques também à gestão FH

Além de criticar a situação da educação em São Paulo, estado governado por tucanos nos últimos 12 anos, o presidente voltou a falar da lei promulgada em 1998 pelo governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso que tirou o ensino técnico profissionalizante do âmbito federal.

¿ Em 1998, eu não sei por que, neste país o Ministério da Educação decidiu que o governo federal não ia mais ser o responsável pelo ensino técnico. Deixou-se de investir em escola técnica. Nós, agora, revogamos a lei e este ano vamos inaugurar 32 escolas técnicas neste país.

Falando para os 292 jovens aprendizes contratados pela Petrobras, Lula afirmou ainda que a dívida na área da educação é grande e que outros programas devem ser criados para atender a demanda da população mais carente, associando a carência à onda de violência que sacudiu São Paulo.

¿ Esses bandidos que vocês viram na televisão esses dias, assustando São Paulo, matando policiais, na década de 80 deviam ser meninos, de 4, 5 anos de idade e que quando nós passamos na rua, falávamos: `Nossa que criancinha bonita, maravilhosa, que gordinho, que bochechudo.¿ Só que essa criança não teve no tempo certo a sua esperança atendida, a sua escolaridade atendida, quem sabe por outros problemas que envolveram sua família. Porque nós temos o hábito, quando a coisa não está boa pra gente, de culpar o vizinho ¿ alfinetou o presidente.

www.oglobo.com.br/pais