Título: DE PRESIDENTE A REFUGIADO NUM ARMÁRIO
Autor: Janaina Figueiredo
Fonte: O Globo, 11/06/2006, O Mundo, p. 43

García lembra de momentos de sua fuga do país sob acusação de corrupção

LIMA. Em 1992, o governo do então presidente peruano Alberto Fujimori (1990-2000) liderou verdadeira cruzada contra o ex-presidente Alan García (1985-1990), que havia respaldado a candidatura de Fujimori em 1990, obrigando o líder aprista a abandonar o país. Foram momentos difíceis para o homem que no próximo dia 28 de julho assumirá pela segunda vez a Presidência.

García e muitos de seus colaboradores foram acusados de corrupção. O então ex-presidente refugiou-se na Colômbia e depois na França.

¿ Eu presenciei meu funeral no ano de 1990. Fui queimado, enterrado até 1998 e voltei a viver em 2001, quando retornei ao Peru. Posso lhe garantir que não haverá um segundo funeral ¿ disse o presidente eleito ao GLOBO.

Em 1992, nos dias anteriores a sua fuga, os militares foram buscar García em sua casa, mas o líder aprista conseguiu escapar.

¿ Minha casa foi rodeada por 200 homens do Exército e três tanques. Era necessário terminar com o monstro de Alan García. Por um segundo, consegui sair pelos fundos. Lembro de ter pensado: esta é a vontade de Deus ¿ comentou García, que escondeu-se na residência de um amigo em Lima.

Uma das cenas mais dramáticas veio depois, quando o presidente eleito quase foi encontrado na casa onde se refugiava.

¿ Nos três dias seguintes quase fui encontrado, porque a casa onde estava foi revistada várias vezes. Foi por um milímetro. Eu via a bota do capitão que estava revistando a casa através de um buraco mínimo. Estava num armário, ao lado de uma pia. Ali estava o pobre García ¿ lembrou o líder aprista, que não se cansa de reafirmar sua fé em Deus.

Perguntado sobre medos passados e presentes, foi enfático:

¿ Só tenho medo de Deus. Naquela época entendi que era a vontade de Deus, que nada aconteceria comigo.

De sua vida na França, uma das melhores lembranças é a amizade com o presidente francês François Mitterrand.

¿ Eu dizia a François Mitterrand: o senhor é um rapaz do meu lado, porque eu sou ex-presidente. Fui ex-presidente aos 40 anos ¿ afirmou. (J.F.)