Título: MCAFEE E OUTRAS EMPRESAS SÃO INVESTIGADAS
Autor: Aguinaldo Novo
Fonte: O Globo, 11/06/2006, Economia, p. 38

SEC intima grupos a explicarem datas de opções de ações

SAN FRANCISCO. A McAfee Inc., o segundo maior fabricante de programas antivírus, foi intimada na sexta-feira pela Securities and Exchange Commision (SEC, da sigla em inglês, órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários no Brasil) a apresentar documentos em uma investigação formal sobre as práticas da companhia em seus negócios com ações. A McAfee é apenas uma entre cerca de 30 companhias que estão sendo investigadas pela xerife do mercado acionário americano.

A SEC quer esclarecer uma série de dúvidas sobre opções de ações com datas impróprias. As opções de ações permitem que seus possuidores comprem ações a preços previamente estabelecidos em datas futuras. Normalmente são concedidas a executivos como parte dos prêmios salariais e a preços de mercado. As empresas esperam, assim, estimular seus executivos a se esforçarem para que as ações da companhia se valorizem.

A McAfee, com sede em Santa Clara, Califórnia, afirmou que vai cooperar com a SEC, mas a porta-voz da companhia, Siobhan MacDermott, não quis dar mais detalhes sobre a intimação e as acusações. O processo ocorre menos de duas semanas depois de a McAfee ter demitido Kent Roberts, seu consultor-geral, como parte de uma investigação interna para tentar desvendar se as datas para exercer as opções de ações foram escolhidas de modo a inflar seu valor.

Empresas estão fazendo investigações internas

No dia 30 de maio, a companhia afirmou que Roberts havia sido destituído do cargo, depois que a McAfee descobriu algo que classificou como um episódio impróprio com relação às opções, em 2000.

A SEC e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos estão investigando suspeitas de que empresas estão manipulando as datas de concessões de opções. Cerca de 30 empresas estão na lista de suspeitas e pelo menos 12 estão realizando investigações internas. Uma delas cancelou as opções de seu ex-diretor-executivo e o maior fundo de pensão do país solicitou a 25 companhias que realizem investigações internas.

Além das investigações federais, mais de 50 processos foram iniciados na Justiça americana referentes a manipulação de datas de opções de ações. Pelo menos 15 executivos e diretores pediram demissão ou foram destituídos dos cargos pelas companhias, depois que as autoridades questionaram se as datas das concessões das opções de ações foram manipuladas.