Título: PLANALTO E PT VÊEM DESESPERO NA CRÍTICA TUCANA
Autor: Gerson Camarotti e Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 12/06/2006, O País, p. 5

Berzoini rebate acusações de corrupção no governo dizendo que Alckmin deveria `falar mais grosso com Marcola¿

BRASÍLIA. O PT e o governo reagiram ontem às críticas de líderes tucanos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, classificando como ato de desespero o fato de o candidato PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, ter sugerido que Lula seja o chefe da quadrilha de 40 denunciada pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza. Amparado pelo favoritismo das atuais pesquisas de intenção de votos, o presidente Lula não respondeu aos ataques e não pretende, segundo petistas, travar esse debate com seu principal adversário.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que o governo não vai responder no mesmo nível aos ataques do PSDB. Para ele, a radicalização é uma atitude desesperada decorrente da avaliação de que a candidatura Geraldo Alckmin está fadada ao fracasso.

¿ Rebaixar o debate político é uma atitude desesperada do partido para se salvar. Só ganha com rebaixamento do nível do debate quem não tem proposta para o país.

O PT divulga hoje uma versão preliminar de seu programa de governo. Genro referiu-se também ao discurso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que na convenção do PSDB fez duras críticas ao governo e ao presidente Lula.

¿ Fernando Henrique Cardoso usa linguagem chula e desqualificada para cortejar a extrema direita, pois sabe que seu candidato não tem como construir base sólida. Não vamos responder no mesmo nível. A oposição está desviando o debate porque sabe que não tem proposta para conduzir o país.

Berzoini lembra escândalo do BNDES no governo FH

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), partiu para o contra-ataque. Cobrou de Alckmin a mesma firmeza contra os líderes da organização criminosa que comandou as rebeliões nos presídios de São Paulo. Sobre a denúncia do procurador-geral, Berzoini lembrou que no governo passado as denúncias eram engavetadas.

¿ Por causa do presidente Lula o Brasil não tem um engavetador-geral da República, como era Geraldo Brindeiro, indicado por Fernando Henrique. Seria bom que Alckmin falasse grosso com o Marcola (chefe da facção) ¿ alfinetou. ¿ Eles estão desesperados. Inveja mata!

Berzoini respondeu aos ataques de Fernando Henrique, que afirmou que Lula sujou as mãos e esqueceu seu passado. Para o presidente do PT, foi Fernando Henrique que esqueceu o escândalo do BNDES.

¿ Quem perdeu a memória foi Fernando Henrique. Ele esqueceu que foi flagrado em gravação do escândalo do BNDES operando em favor de empresas privadas durante a privatização das teles. Ele não tem autoridade para falar de ninguém.

Para o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia, os tucanos estão desesperados porque não podem comparar o governo Lula com o governo FH.

¿ Esses ataques de baixo nível são uma demonstração clara de desespero. Não é possível aceitar as acusações, porque todo mundo sabe que o chamado valerioduto tem plumagem tucana, já que começou em 1998, com o governo do PSDB. O Ministério Público que ele cita é o mesmo que inocentou Lula.