Título: PT TENTA CONVENCER PSB A ASSUMIR ALIANÇA
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 19/06/2006, O País, p. 4

Presidente Lula, que lançará oficialmente sua candidatura no sábado, entra na reta final para atrair partidos

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o PT entram hoje na reta final para definir os apoios à candidatura à reeleição, que será finalmente lançada em caráter oficial na Convenção Nacional do partido, no próximo sábado. A direção petista ainda fará uma última tentativa para que o PSB integre a coligação para a eleição de Lula. O partido já deu sinais de que prefere apenas dar apoio informal ao PT.

O PSB resiste a entrar formalmente na chapa de Lula, ao lado do PT, do PCdoB e do PRB do vice-presidente José Alencar. Hoje, os principais líderes do PSB se reúnem em Brasília para discutir o assunto. O partido tem reclamado da insistência do PT em manter candidatos em alguns estados, dificultando alianças.

¿ Há uma tendência forte de não entrar na coligação formal. O importante é que o presidente Lula é o nosso candidato. Desde que elegeram o PMDB para namorar e casar, o tratamento (conosco) tem sido absurdo ¿ reclamou o vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Albuquerque (PSB-RS).

Berzoini: relações com o PSB são as melhores possíveis

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, tentou minimizar as divergências, afirmando que as relações com o PSB são as melhores possíveis e que o PT entenderá se o partido tiver que ficar fora da coligação formal como forma de tentar vencer a cláusula de barreira ¿ que obriga os partidos a obterem 5% dos votos.

Hoje, segundo interlocutores, Lula discutirá com assessores e ministros os termos de seu discurso na convenção e o comportamento a ser adotado a partir de agora. Lula também se encontrará com o presidente nacional do PT para tratar de sua participação na Convenção Nacional.

Para escapar da legislação eleitoral, que impede a partir de junho as inaugurações, Lula terá esta semana uma maratona de viagens. Hoje, o presidente irá a Bahia; na quarta-feira, estará em Curitiba e Passo Fundo (RS); e, no dia 23, ele visitará três cidades de Santa Catarina.

Informalmente, a cúpula do PT vinha aconselhando Lula a assumir sua candidatura dois dias antes da convenção, como forma de chegar ao encontro já como candidato. Mas, segundo interlocutores, Lula prefere deixar a oficialização mesmo para o sábado. A preocupação de Lula é definir os palanques regionais e garantir o apoio do PMDB na maioria do estados.

Ontem, o presidente comemorou no Palácio da Alvorada a vitória da seleção, mas preferiu não dar declarações públicas sobre o desempenho dos jogadores. Lula assistiu o jogo com a família na sala de projeção do Alvorada vestindo uma camisa da seleção e empunhou uma bandeira para comemorar os gols do time brasileiro.