Título: SUASSUNA: `TENHO COMPAIXÃO PELOS POLÍTICOS DECENTES¿
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 06/08/2006, O País, p. 13

RECIFE. Com a proibição dos showmícios, a campanha eleitoral em Pernambuco tem seu novo astro: o escritor Ariano Suassuna, autor de ¿A Pedra do Reino¿ e suplente na chapa de senador do PSB. Aos 79 anos, ele tem roubado a cena em palanques, caminhadas e visitas a universidades. Até passou a suprir a ausência de atrações musicais, vetadas pela Justiça Eleitoral. Sem acompanhamento de instrumento algum, conclama a massa a cantar um hino carnavalesco muito popular em Pernambuco e cujo verso mais famoso diz que ¿nós somos madeira de lei que cupim não rói¿.

¿ Tenho profunda compaixão e respeito pelos políticos decentes. Porque a política é uma atividade que, levada a sério, é das mais importantes. Aristóteles dizia que a política é a arte de promover o bem comum. Então, fico com vergonha quando vejo esses políticos traindo o povo brasileiro. Fico muito triste quando vejo esses corruptos aviltando o sonho da gente, que é tão bonito ¿ diz.

Cabo eleitoral do ex-ministro da Ciência e Tecnologia Eduardo Campos (PSB), que disputa o governo estadual, Ariano recusou o convite para disputar o Senado pela coligação Frente Popular de Pernambuco.

Aceitou, porém, a suplência e se dispôs a fazer campanha ¿ mesmo que isso represente uma dificuldade a mais para concluir o livro que está escrevendo e atrapalhe também a produção de três outras obras.

Por esse motivo, já avisou ao candidato do PSB ao Senado, Jorge Gomes: uma vez eleito, ele não tem o direito de renunciar ou morrer.

¿ Se a alternativa é o descaso e a indiferença, prefiro o assédio. Fico muito contente, aos 79, de ser recebido assim. Não é muito comum um velho dessa idade ter esse tratamento.