Título: PARA SIMON, SUASSUNA DEVE DEIXAR LIDERANÇA
Autor: Isabel Braga
Fonte: O Globo, 05/08/2006, O País, p. 13

BRASÍLIA. Acusado pelo antigo assessor Marcelo de Carvalho, que disse que o chefe tinha conhecimento de todas as emendas propondo a compra de ambulâncias fornecidas pela Planan por valores superfaturados, a situação do líder do PMDB, senador Ney Suassuana (PB), começou a criar constrangimentos à bancada. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) sugeriu que Suassuna se licencie da liderança para se dedicar à sua defesa.

¿ Seria bom para o partido e para ele (Suassuana) próprio. Isso não será um reconhecimento de culpa prévia, mas um ato de inteligência do senador para se preservar e preservar o PMDB.

Suassuna, desde as primeiras denúncias, tem negado envolvimento no esquema. Agora, está reivindicando que seja ouvido na CPI para se defender. Mas o presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), optou por receber por escrito a defesa dos parlamentares.

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), admitiu que a apresentação do relatório da CPI no próximo dia 10 deverá permitir que o partido tome providências para punir os envolvidos. Para ele, a situação de Suassuna é bastante delicada. De qualquer forma, Temer considera que caberá à bancada do Senado decidir se ele deve ou não permanecer na liderança.