Título: Duelo eleitoral que foi para a enciclopédia
Autor: Adriana Vasconcelose Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 10/08/2006, O País, p. 12

O duelo eleitoral entre tucanos e petistas ultrapassou as fronteiras brasileiras e aterrissou na Wikipédia. Defensores dos Tom e Jerry da política brasileira invadiram a enciclopédia livre da internet para defender seu candidato e atacar o adversário ¿ não necessariamente nessa ordem. Os decibéis virtuais andam tão altos que a direção do site pôs avisos aos navegantes nas páginas de Lula e Alckmin. Assim, pode ler ¿ mas desconfie das informações.

¿Este artigo possui passagens que não respeitam o princípio da imparcialidade. Tenha cuidado ao ler as informações contidas nele. Se sabe alguma coisa sobre este assunto, tente tornar o artigo mais imparcial¿, apela a Wikipédia, acima das fotos de Lula e de Alckmin. Sábio conselho: a guerra da contra-informação corre solta e, como na maioria dos conflitos desse tipo, a primeira vítima é a verdade.

As listas de discussão viraram ringue online entre os partidários dos dois candidatos mais fortes, segundo as pesquisas. Detratores acham que a Wikipédia está pegando leve; defensores reclamam que qualquer crítica é perseguição. Em suma: a chapa está quente.

A página do presidente-candidato, por exemplo, ganhou contribuição de autor que parece ter coração tucano e pouco zelo com a língua: ¿Porem (sic) o governo lula (sic) coleciona diversas falhas em suas politicas externas. Com certeza a mais grosseira foi o reconhecimento da china (sic) como economia de mercado...¿

O contra-ataque petista vem na própria página de Lula: ¿A crise foi um exercício de democracia para o país, pois pela primeira vez viu-se um governo ser duramente acusado e investigado e não haver represálias ou abafamento¿. Já ouviu isso em algum lugar? Claro ¿ foi a argumentação presidencial à época da crise.

Vida e obra de Geraldo Alckmin também ganharam abordagem pouco isenta. Um exemplo brota do trecho que trata da crise da segurança em São Paulo. ¿Estas ações tiveram seu poder magnificado pela exposição da condição de candidato à Presidência de Geraldo Alckmin, sendo aproveitadas para atacá-lo¿.

Está lá, em mais um momento pouco enciclopédico da paixão que2'>eleitoral.