Título: Já estive junto dessa gente nas Diretas¿
Autor: Luiza Damé e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 12/08/2006, O País, p. 13

Lula explicou alianças com Newton Cardoso e Jader Barbalho à Globonews.

Em entrevista como candidato à reeleição ao ¿Jornal das Dez¿, da Globonews, anteontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou explicar as alianças eleitorais com políticos antes rejeitados pelo PT, como Newton Cardoso (PMDB-MG), Jader Barbalho (PMDB-PA) e Orestes Quércia (PMDB-SP).

- já estive junto dessa gente na campanha das Diretas. Numa disputa política, tem gente que se junta com os favores (ele falou no plural). Mas não tenho problema porque não confundo aliança política eleitoral com filiação partidária, com compromisso ideológico e com compromisso de princípios ¿ disse.

Em confronto com outro momento do passado, quando afirmara que no Congresso havia 300 picaretas, Lula preferiu não repetir a frase:

- Não se pode querer que um presidente da República fale a mesma coisa que falou há 13 anos em Rondônia.

O presidente evitou criticar o Congresso, apesar da crise com as denúncias de corrupção.

- Dia 1º de outubro o povo vai à urna e pode mudar tudo. Ou pode não mudar nada. Esse é um direito soberano.

Indagado sobre como convenceria o eleitor a recuperar a confiança na conduta ética do governo, Lula afirmou:

- A ética é total e absoluta no governo.

Apesar de a cúpula petista ter desmoronado com as denúncias do mensalão e do valerioduto, Lula procurou relativizar a participação do partido. Segundo ele, pessoas da direção do partido cometeram erro grave e estão sendo punidos.

- Tenho companheiros de 30 anos, companheiros de 25 anos que meteram os pés pelas mãos e agora vão ter de responder na Justiça. É isso o que eu quero. O que eu não quero é executá-los, é condená-los à pena de morte. Quero que tenham todo o direito de ser julgados livremente.

¿Nós não brincamos com a economia¿, diz Lula

Lula disse que o governo está mais preparado e que o país entrará num novo ciclo de crescimento.

- A economia brasileira está vivendo o melhor momento de toda a História da República ¿ afirmou Lula, interrompido por um dos entrevistadores, que lembrou as condições favoráveis da economia mundial nos últimos anos.

Lula retrucou:

- Quer dizer que agora é por causa do mundo, não é por nossa causa? Não é isso não. É porque nós não brincamos com a economia. Tivemos Plano Bresser, Plano Collor, Plano Verão, Plano Real e todos eles terminaram depois das eleições.