Título: PARA COMPLETAR, POLÊMICA COM BLOGS
Autor: Chico de Gois
Fonte: O Globo, 10/09/2006, O País, p. 13

Ações na Justiça Eleitoral contra blogs geram protestos até do exterior

MACAPÁ. O senador José Sarney (PMDB) procura economizar palavras e frases, respondendo apenas o que lhe é perguntado. É objetivo no trato. Autor de livros, membro da Academia Brasileira de Letras, e proprietário de rádio, jornal e televisão no Maranhão, Sarney anda irritado com a acusação, feita pela oposição, de que tentou impedir a divulgação de blogs no Amapá.

Antes de a campanha começar, blogs, jornais e rádios contrários a ele e a sua coligação foram condenados a retirar charges, fotos, comentários e tudo o mais que aos olhos da Justiça Eleitoral do Amapá ofendem a honra do senador. Já são 14 notificações só no período eleitoral, além de multas.

A confusão começou depois que o blog ¿repiquetenomeiodomundo¿, da jornalista Aucilene Maria Carvalho Dias, publicou a foto de um muro com os dizeres ¿Xô Sarney¿. A Justiça Eleitoral a obrigou a retirar o site do ar e a multou em R$21 mil. Aucilene é filiada ao PSB, de João Capiberibe, mas afirma que não fez nenhum comentário sobre a foto.

¿ A imagem já dizia tudo.

Charge com ambulância

Outro multado e obrigado a ceder direito de resposta foi o fotógrafo Chico Terra. Seu crime foi ter publicado a montagem de uma foto com uma lancha-ambulância, um sanguessuga com o rosto de Sarney (criação do cartunista Aroeira) e os dizeres ¿Socorro, a sanguessuga do bigode não deixa a gente chegar ao Amapá¿. Chico, que trabalha para a campanha de Capiberibe, terá de pagar multa.

¿ Só reproduzi uma charge de um cartunista. Não sei como vou pagar a multa.

Outro alvo de ações na Justiça Eleitoral é o jornal semanal ¿Folha do Amapá¿. As ações começaram em maio, quando o jornal foi obrigado a retirar das páginas reportagem sobre o fechamento de uma siderúrgica que em 2004 se instalara no estado com apoio do governo e, um ano depois, fechou as portas e demitiu 160 funcionários. A Justiça Eleitoral considerou que o jornal fazia propaganda eleitoral antecipada e negativa.

Também mandou retirar uma coluna de humor, reportagens sobre gastos do governo, além de uma denúncia de funcionários de fazendas do político, sobre maus-tratos. Toda a reprimenda só fez aumentar a projeção contra Sarney. O que antes era restrito à mídia local agora espalha-se pelo país e até pelo mundo, com sites em inglês e francês reproduzindo o que classificam como censura.

Sarney, porém, se irrita.

¿ Se você olhar o que o site diz a meu respeito, como morte ao Sarney, você há de compreender que isso não é democracia. Não posso nem repetir porque me sinto constrangido ¿ afirma o senador.

Procurado, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá informou, por meio de sua assessoria, que o presidente da instituição estava viajando e só ele poderia falar. (Chico de Gois)