Título: LULA DEFENDE POLÍTICA EXTERNA
Autor: Eliane Oliveira e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 14/09/2006, Economia, p. 32

Presidente diz que cooperação no Hemisfério Sul `veio para ficar¿

BRASÍLIA. Em plena campanha eleitoral, o presidente Lula defendeu a política externa de seu governo, que costuma ser alvo de críticas da oposição. Em discursos e entrevista, Lula disse que a cooperação entre os países do Hemisfério Sul ¿veio para ficar¿, qualificou a política externa brasileira como um ¿sucesso¿ e cobrou dos países ricos que os subsídios agrícolas sejam ¿extirpados¿. Pela manhã, Lula havia preparado um discurso bem mais forte para responder aos críticos. O presidente acabou falando de improviso, mas o discurso foi distribuído e teve sua publicação autorizada.

¿ Em nosso país surgem, por vezes, vozes que consideram nossa diplomacia comercial como terceiro-mundista. Vozes que parecem ser contrárias ao adensamento das relações Sul-Sul¿, dizia o texto distribuído de Lula.

A reunião do Ibas demorou seis horas e os chefes de Estado só almoçaram após 15h. Com fome, o próprio presidente Lula brincou com o fato:

¿ Poucas vezes participei de uma reunião tão densa. A ponto de o Itamaraty, que é conhecido mundialmente pelo tratamento cordial que dá aos convidados, ainda não nos ter dado almoço, numa demonstração de que o primeiro-ministro (da Índia, Manmohan Singh) e o presidente Mbeki (Thabo Mbeki, da África do Sul) vão sair daqui dizendo: ¿Palavras não enchem barriga¿. (Cristiane Jungblut e Eliane Oliveira)