Título: DECISÃO NO 1º TURNO PARA GOVERNADOR EM MT E MS
Autor: Anselmo Carvalho Pinto e Paulo Yafusso
Fonte: O Globo, 15/09/2006, O País, p. 13

Em um estado, Ibope aponta reeleição de Blairo Maggi, com 66%. No outro, vitória de Puccinelli, com 62%

CUIABÁ E CAMPO GRANDE. A segunda rodada da pesquisa do Ibope em Mato Grosso mostra que as eleições ao governo do estado devem ser decididas no primeiro turno. O candidato do PPS, Blairo Maggi, aparece com 66% dos votos, contra 12% de seu principal adversário, o senador Antero Paes de Barros (PSDB). A senadora Serys Slhessarenko (PT), que responde a processo no Conselho de Ética do Senado por envolvimento no escândalo das ambulâncias, está em terceiro lugar, com 6%.

A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 13 de setembro, mostra que a estratégia de Antero, que tem feito duras críticas à administração Maggi, não deu resultado. Em relação à primeira sondagem, divulgada em agosto, Maggi subiu seis pontos. No mesmo período, o tucano oscilou um ponto para baixo dentro da margem de erro, e Serys cresceu um ponto. A pesquisa ouviu 812 pessoas em 39 municípios e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 021368-2/2.

Delcídio sobe três pontos em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, o candidato do PMDB ao governo, o ex-prefeito da capital André Puccinelli, deve vencer a eleição no primeiro turno, como indica a segunda pesquisa Ibope/TV Morena, afiliada da TV Globo em Campo Grande, divulgada ontem. Puccinelli manteve o mesmo índice da pesquisa anterior: 62%. Seu principal adversário, o senador Delcídio Amaral (PT) subiu de 24% para 27%. O único que continua sem ter pontuação é o candidato do PSDC, Elizeu Amarilha. Tito Lívio, do PV, e Carlos Dutra (Carlito Dutra), do PSOL, aparecem com 1% da preferência do eleitorado. Os votos brancos e nulos somaram 2% (na pesquisa anterior era de 3%) e o número de indecisos caiu de 11% para 7%. A pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 14.783/2006, foi realizada de 11 a 13 de setembro, em 33 municípios. Foram ouvidos 812 eleitores. A margem de erro para mais ou para menos é de 3%.

Para o senado, a candidata do PSDB, Marisa Serrano, teve índice de 54%, enquanto o petista Egon Krakhecke ficou com 22%. Em terceiro aparece João Leite Schimidt (PDT), com 4%. Carlos Leite (PV) e Anita Borba (PSOL) obtiveram 1%.

A pesquisa aponta também uma derrota para o PT. No estado governado há dois mandatos por José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, o candidato do PSDB à presidência, Geraldo Alckmin, aparece na frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tucano obteve 43% das intenções de voto e Lula, 37%. A senadora Heloísa Helena (PSOL) aparece com 8%.

* Especial para O GLOBO