Título: PT FAZ INVESTIGAÇÃO INTERNA PARA CHEGAR AOS RESPONSÁVEIS
Autor: Maria Lima, Jailton de Carvalho e Alan Gripp
Fonte: O Globo, 18/09/2006, O País, p. 3

SÃO PAULO. Apesar do desmentido oficial, a direção nacional do PT está certa da participação de petistas de São Paulo na tentativa de compra do dossiê contra os candidatos tucanos à Presidência, Geraldo Alckmin, e ao governo de São Paulo, José Serra. Por ordem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a cúpula iniciou uma investigação informal. Ontem, o diretório estadual do PT em São Paulo divulgou uma nota em que nega envolvimento com a venda do dossiê e diz estranhar a divulgação de notícias sobre a participação de seus integrantes.

Até ontem, o PT não havia descoberto quem repassara o dinheiro a Valdebran Padilha da Silva e Gedimar Pereira Passos, mas encontrou indícios do envolvimento de líderes do PT municipal que têm bom trânsito junto ao PMDB paulista.

A participação de petistas no episódio irritou o presidente. Ontem mesmo foi iniciada uma consulta telefônica para medir o impacto na campanha de Lula.

¿ A campanha caminha com céu de brigadeiro e alguém aparece do nada para fazer uma besteira dessas. Não podemos aceitar isso ¿ disse o secretário de Comunicação do PT, Francisco Campos.

A avaliação inicial é que a resposta de Lula, condenando veementemente a guerra suja contra Serra, foi suficiente. Mas a coordenação teme que a oposição tente inflar o episódio para causar turbulências e forçar um segundo turno.

¿Estranhamos a veiculação de notícias de que poderia haver participação da direção do PT-SP no episódio. Garantimos que nenhum membro da Executiva ou do diretório tenha envolvimento com o dinheiro apreendido pela Polícia Federal¿, diz a nota assinada pelo presidente do diretório, Paulo Frateschi, que prossegue cobrando a apuração das denúncias contra Serra. ¿Esperamos, também, que o material apreendido seja investigado com todo rigor pelos órgãos competentes. Lamentamos que manobras desviem o foco das investigações do esquema das sanguessugas¿.

O coordenador da Comissão de Ética nacional do PT, Danilo de Camargo, disse que, pelo estatuto, a investigação sobre Valdebran deve ficar com o PT de Cuiabá. O presidente Lula teria uma conversa ainda ontem à noite com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Lula, que viaja hoje para Nova York, onde participará da Assembléia Geral da ONU, quer ouvir do ministro detalhes sobre o episódio do dossiê contra tucanos.

(*) Da CBN, especial para O GLOBO