Título: CABRAL COMPARA FROSSARD A COLLOR E JÂNIO QUADROS
Autor: Cláudia lamego
Fonte: O Globo, 17/10/2006, O País, p. 11

Candidata do PPS admite erro no debate e acusa governo de entregar Faetec ao líder do PMDB na Alerj

O candidato do PMDB a governador, Sérgio Cabral, comparou ontem a adversária Denise Frossard, do PPS, aos ex-presidentes Jânio Quadros e Fernando Collor, ao dizer que a deputada despreza o apoio de políticos. Segundo Cabral, que fez campanha em Petrópolis e Nova Friburgo, Frossard está isolada e ¿quer resolver sozinha todos os problemas do estado¿.

¿ Está provado que só se consegue realizar transformações com base política de apoio e não sozinha, isolada. O Brasil teve Jânio e Collor para provar no que dá isso ¿ atacou Cabral, apoiado no segundo turno pelos candidatos derrotados Marcelo Crivella (PRB), Vladimir Palmeira (PT) e Eduardo Paes (PSDB).

O peemedebista voltou a criticar a performance da adversária no debate de domingo na TV Bandeirantes.

¿ Ela não sabia o que era GNV (Gás Natural Veicular). O estado tem 500 mil automóveis movidos a GNV. Não sabia que a Faetec pertence ao estado, e estamos falando de quase 400 mil alunos por ano. Não sabia quais são os municípios do Centro-Norte Fluminense e não sabia o número de batalhões da PM ¿ disse Cabral, antes de almoçar com o bispo de Petrópolis, Fellippo Santoro.

Frossard acusa vereadora do PV de oportunismo

A candidata do PPS admitiu que suas alianças são ¿numericamente inferiores¿ às de Cabral e voltou a acusar o adversário de oferecer cargos no governo em troca de apoio. Frossard também reagiu às comparações com Collor e Jânio.

¿ Isso não tem a menor pertinência. Aliás, ontem (no debate) ele é que estava parecido com o Collor e o Garotinho ¿ ironizou a deputada, que participou, com o prefeito Cesar Maia, de encontro com professores da rede municipal.

Frossard admitiu o erro sobre a Faetec no debate e acusou o governo de entregar o órgão ao líder do PMDB na Assembléia Legislativa, Paulo Melo, aliado de Cabral.

¿ Cometi um ato falho. A Faetec já não é do estado. Está loteada para o deputado Paulo Melo ¿ afirmou.

A deputada desdenhou o apoio a Cabral da vereadora Aspásia Camargo (PV), cujo partido integra sua coligação:

¿ Isso é oportunismo. Como ela não teve um bom desempenho (na eleição), deve estar atrás de um carguinho.

Anteontem, depois do debate, Frossard se defendeu das insinuações de Cabral sobre sua suposta falta de conhecimentos técnicos:

¿ Governador não é secretário. É aquele que vai gerir e escolher técnicos. O governador não tem que saber dos detalhes ¿ disse a candidata, que ainda tentou explicar a questão do GNV. ¿ Meu táxi é GNV. Mas quem vai desenvolver postos é a iniciativa privada, não o governo do estado.

Em entrevista ao ¿RJ-TV¿, Cabral disse que recusará pedidos dos novos aliados.

¿ Eu recusaria, porque o nosso programa de governo prevê propostas. Vamos escolher os melhores ¿ disse.

O deputado Paulo Melo não foi encontrado para comentar as acusações de Frossard.

* do Extra