Título: TUCANOS DIZEM QUE PESQUISAS APONTAM BOM DESEMPENHO DE ALCKMIN NO DEBATE
Autor: Evandro Éboli e Plínio Teodoro
Fonte: O Globo, 21/10/2006, O País, p. 14

Lula teve comportamento compatível com sua capacidade de enganar¿

BRASÍLIA. A cúpula tucana saiu preocupada do segundo debate entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Como Alckmin está em desvantagem na disputa, segundo as últimas pesquisas de opinião, o desempenho equilibrado tende a favorecer Lula, e não teria impacto a ponto de virar o jogo. Mas o clima logo foi desfeito na primeira reunião de avaliação com os estrategistas de marketing da campanha, que passaram o dia ontem comemorando um resultado positivo registrado nas pesquisas internas e na maioria dos grupos de avaliação espalhados pelo país.

¿ O recall foi amplamente favorável a Alckmin. Até mesmo o grupo de avaliação reunido em Salvador indicou uma maior aprovação do nosso candidato. Em alguns lugares a aprovação de Alckmin ficou em 50% e de Lula, em 35% ¿ disse um integrante da cúpula tucana.

Para o coordenador da campanha de Alckmin, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), o candidato petista mostrou toda ¿a sua demagogia¿ durante o debate no SBT:

¿ Lula teve comportamento compatível com sua capacidade de enganar. Ao contrário de Alckmin, não conseguiu mostrar propostas para o futuro.

O líder do PSDB na Câmara, Jutahy Magalhães (BA), também comemorou e disse que Alckmin ganhou o debate. Para ele, o tucano demonstrou conhecimento, domínio dos temas e propostas claras de que poderá melhorar o país.

¿ Se a população achar que a saúde pública está excelente, votará no Lula. Se achar que pode melhorar, que Lula fez pouco, vai votar no Geraldo. Ficou claro que Lula é um presidente que acha que já fez tudo, apresentou-se como alguém que está satisfeito com seu próprio sucesso, e o Geraldo mostrou que o Brasil merece mais ¿ disse Jutahy.

Líder considera tom de Alckmin mais adequado

Para o tucano, Lula levou dados escritos e temas pré-selecionados, que leu com segurança, por isso estava mais tranqüilo do que no primeiro debate. O líder considerou o tom de Alckmin mais adequado:

¿ A população não gosta da agressividade, gosta de firmeza e conhecimento. Não aceita agressividade e briga entre políticos. Quer saber o que ganha com o futuro governante.

O líder da minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), acusou Lula de não conseguir debater e não conhecer os dados do governo. Elogiou a atuação de Alckmin e disse que o debate de ontem permitirá que a população compare a diferença entre os dois candidatos.

¿ O Lula não consegue debater, lê a pergunta, lê a resposta, não conhece o governo, não tem o que dizer, são quatro anos perdidos, uma carretilha de mentiras. O Alckmin é muito bom de debate, agora o Lula está fugindo, é o mesmo que numa luta de box, não tem troca de idéias ¿ disse Aleluia. ¿ O Brasil que pensa percebeu que há diferença entre os candidatos e entre as realizações.

A despeito do aumento da diferença entre Lula e Alckmin apontado pelas últimas pesquisas, o comando da campanha do PSDB continua dizendo que os números internos do partido indicam justamente o contrário. Embora na última quarta-feira o resultado tenha sido ruim, os números teriam voltado a melhorar nos últimos dois dias, o que deverá garantir até o dia da eleição uma diferença pequena, dizem os tucanos.