Título: ALCKMIN: POVO ESPERA QUE LULA E PT SE EXPLIQUEM
Autor: Evandro Éboli e Plínio Teodoro
Fonte: O Globo, 21/10/2006, O País, p. 14

Tucano visita Minas ao lado de Aécio Neves e se diz otimista, apesar da vantagem do petista nas pesquisas

UBERABA (MG) e SÃO PAULO. Em comício em Uberaba (MG), o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, disse que gostou do debate de anteontem no SBT e que pode derrubar a diferença entre ele e Lula, de cerca de 20 pontos pelas últimas pesquisas. Ele negou ter sido menos agressivo que no encontro na Band, quando insistiu na tentativa de compra do dossiê por petistas contra os tucanos.

¿ Mostrei a mesma firmeza. Não mudei de estratégia. A sociedade aguarda o Lula e o PT se explicarem. Há fatos novos, graves. O Gedimar reiterou a questão do Freud (que teria ordenado a compra do dossiê). A dez dias da eleição há um crime, que envolve R$1,7 milhão. E envolve gente próxima ao presidente.

Num discurso para cerca de 200 militantes, Alckmin lembrou que ninguém acreditava que ele chegaria ao segundo turno. Ao lado do governador reeleito, Aécio Neves, tentou minimizar a tese de que sua eleição seria uma ameaça à candidatura do mineiro ao Planalto em 2010.

¿ Não se impressionem com pesquisa. No primeiro turno, ficavam colocando que não teria segundo. Me colocaram com 30%; abriu a urna, eu tinha 41,5%. Sei que 2010 é importante. Todos queremos estar lá (na Presidência) em 2010. Mas não podemos esperar quatro anos. Política é trabalhar para melhorar a vida dos outros. Do jeito que vai, o Brasil vai piorar.

¿PT precisa voltar para a oposição¿

Aécio não atacou o presidente nem citou os escândalos. Afirmou só que chegou a ¿hora da virada¿ de Alckmin. Mais tarde comentou os elogios de Lula a ele:

¿ Tenho relação cordial com o presidente Lula, mas tenho uma palavra firme para dizer que era importante que se encerrasse esse ciclo de governo do PT, que precisa fazer um estágio na oposição para se reciclar. O governo não fez bem ao PT, que já está na terceira ou quarta geração de dirigentes, porque os outros foram afastados por irregularidades. Se depender de mim, esse estágio vai ser muito longo.

Mais cedo, na rádio CBN em São Paulo, Alckmin disse que Lula ¿só enrolou¿ e não disse a origem do dinheiro do dossiê.

¿ O Lula só enrola, ele fala, fala, fala e era uma coisa tão simples (de responder). Lula não foi correto, pois são coisas sérias e não para serem tratadas com ironia, deboche.

Alckmin chamou de desprezível a disposição do coordenador da campanha de Lula, Marco Aurélio Garcia, de abrir as contas do PT:

¿ O PT não está agindo de maneira correta, com sinceridade. É óbvio que não iam tirar o dinheiro da conta. Abrir o sigilo ou não é coisa totalmente despicienda. O PT tinha que chamar seus dirigentes, as pessoas envolvidas diretamente com esse dinheiro da corrupção e a compra do dossiê, e exigir que digam de onde veio o dinheiro.

À noite, no ¿Jornal da Record¿, Alckmin disse que continuará atacando o governo no estilo ¿paz, amor e trabalho¿.

¿ Venho desde o início com as sandálias da humildade, fiz uma campanha passo a passo e acho que fui bem. Vamos chegar lá. Com paz, amor e trabalho. É o que está faltando ao governo, suar a camisa, menos discurso e mais ações efetivas. E firmeza no combate à corrupção.

(*) Do Globo Online, especial para O GLOBO

www.oglobo.com.br/pais/eleicoes2006