Título: A VOLTA DA PROPAGANDA-ARTE
Autor: Maria Fernanda Delmas
Fonte: O Globo, 28/10/2006, Economia, p. 46

Empresa retoma as campanhas globais

ATLANTA (EUA). Quem inventou a imagem de Papai Noel e, no primeiro ano de funcionamento, investiu mais em publicidade do que sua receita não poderia deixar de comemorar a volta das campanhas de propaganda globais. Antes de ¿Viva o lado Coca-Cola da vida¿, o último esforço realmente global foi no fim dos anos 90, conta o vice-presidente sênior para Marcas Globais da Coca-Cola, Marc Mathieu. O executivo também comemora a volta de uma forma de arte que a Coca-Cola tinha com as obras de Andy Warhol e os desenhos de Haddon Sundblom. Foi Sundblom quem, nos anos 30, criou para um anúncio da Coca-Cola um Papai Noel vestido de branco e vermelho ¿ e esta virou a imagem universal do bom velhinho.

Hoje, a internet é uma plataforma que recebe grande atenção, diz Mathieu:

¿ Tenho três adolescentes em casa, sei que eles não vêem propaganda na TV.

Para quem ficou curioso com a história do primeiro ano: em 1886, quando o farmacêutico John Pemberton criou a Coca-Cola, a empresa teve uma receita de US$50 com as vendas e gastou US$76 com publicidade. (M.F.D.)