Título: PRESIDENTE DO TSE VOTOU NO `CANDIDATO QUE GANHARÁ¿
Autor: Patricia Duarte, Raquel Miura e Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 30/10/2006, O País, p. 20

Marco Aurélio diz que voto é secreto

BRASÍLIA. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio de Mello, disse ontem que votou no candidato que ganharia a eleição. Indagado se fazia referência ao presidente Lula, que liderava as pesquisas com mais de 20 pontos de vantagem, Marco Aurélio desconversou, lembrando previsões erradas no primeiro turno. Por fim, disse que o voto é secreto e silenciou.

¿ No candidato que ganhará. E estou certo de que ganhará ¿ respondeu Marco Aurélio, ao ser indagado sobre seu voto.

Ele levou cinco segundos para votar, na Escola das Nações, no Lago Sul, e criticou o ¿voto útil¿, dado a quem lidera as pesquisas:

¿ O eleitor não pode se basear nas pesquisas. Tem que votar de forma conscientizada. Tivemos no primeiro turno também a sinalização de certos resultados que não se confirmaram. Vamos aguardar.

Questionado sobre o fato de que suas declarações davam margem a interpretações dúbias, Marco Aurélio disse que o voto era secreto. Acompanhado por seguranças, ele chegou à Escola das Nações às 10h15m, de camisa pólo branca e calça bege:

¿ Meu traje me revela. Compareço como cidadão, não como presidente da Justiça Eleitoral.

Às 19h30m, Marco Aurélio convocou uma coletiva para anunciar a vitória de Lula. Indagado novamente sobre se seu candidato teria ganhado, limitou-se a dizer:

¿ Estão de parabéns a democracia e o povo brasileiro. O voto continua secreto