Título: CABRAL JÁ MARCA ENCONTRO COM LULA E CESAR
Autor: Dimmi Amora
Fonte: O Globo, 30/10/2006, O País, p. 22

Governador eleito diz que vai fazer o ¿governo do entendimento¿ e classifica a vitória de `momento mágico¿

Eram 17h quando o governador eleito do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), saiu na varanda de seu apartamento, no Leblon, Zona Sul do Rio. Foi recebido com aplausos por seus vizinhos. Seria assim ao longo da noite: Cabral foi aclamado por onde passou. Na saída de casa, ele deu uma rápida entrevista, na qual voltou a falar de seu compromisso com a governabilidade. O governador eleito disse que vai se encontrar amanhã com o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e com a governadora do Rio, Rosinha Garotinho, sua aliada política, de quem manteve distância calculada durante os dois turnos da disputa no estado.

Depois desses encontros, ele promete falar com o prefeito do Rio, Cesar Maia, que foi o principal articulador da campanha de sua adversária, Denise Frossard, e com quem manteve uma relação turbulenta ao longo da campanha.

¿ Já falei com o presidente Lula de manhã e combinamos um encontro na terça-feira. Vou me encontrar com a governadora também na terça e, até quarta-feira, vou tentar falar com o prefeito Cesar Maia. Vou fazer o governo do entendimento, do diálogo, colocando o Rio de Janeiro em primeiro lugar ¿ disse Cabral.

O governador eleito agradeceu a Deus, aos eleitores e à família pelo que chamou de expressiva votação no pleito de ontem. Ele disse que agora vai tentar corresponder à expectativa ¿maravilhosa¿ que a população depositou nele:

¿ Foi uma rotina dura. Longe da família. Os momentos bons foram vários. Quando havia o carinho do eleitor, que olha no seu olho e diz: ¿Olha, Sérgio, tô confiando¿. É um momento mágico que tem que ser guardado no coração para ser lembrado em cada decisão que eu tenha que tomar como governador ¿ disse o governador eleito.

No comitê, onde chegou por volta das 19h30m, Cabral foi recepcionado por centenas de militantes, que aplaudiram sua chegada. Secretários do governo Rosinha Garotinho e assessores aguardavam o governador eleito. Cabral anunciou os nomes dos quatro assessores que integrarão sua equipe de transição. São o ex-procurador da Assembléia Legislativa do Rio, Régis Fitchner, o vice-governador eleito, Luiz Fernando Pezão, o coordenador da campanha do peemedebista, Wilson de Carvalho e o publicitário Sérgio Ruy Barbosa. Cabral, segundo Pezão, queria uma estrutura enxuta, composta por pessoas de confiança.

O governador eleito disseque conversou ontem com a governadora Rosinha Garotinho e que levará a ela os nomes da equipe de transição.

Participaram da festa de Cabral a ex-governadora Benedita da Silva (PT), o vice-governador Luiz Paulo Conde, o deputado federal eleito Manoel Ferreira (PTB), o prefeito de Niterói Godofredo Pinto (PT), o secretário estadual de Indústria Naval e Petróleo, Wagner Vícter, o deputado estadual eleito Chiquinho da Mangueira (PMDB), e o deputado federal reeleito Eduardo Cunha (PMDB).