Título: ALENCAR FARÁ TRATAMENTO PARA CÂNCER NOS EUA
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 04/11/2006, O País, p. 9

Vice embarca quarta-feira para procedimentos preventivos em hospital localizado em Nova York

BRASÍLIA. O vice-presidente José Alencar embarcará na próxima quarta-feira para os Estados Unidos, onde deverá dar continuidade a um tratamento de saúde que teve início no dia 18 de julho, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno localizado na musculatura das costas, no reto peritonial. Na última segunda-feira, ele chegou a dar início a uma bateria de exames no Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Levantada a dúvida se o tumor fora totalmente retirado ou se outro pudesse ter surgido, Alencar foi aconselhado pelos médicos a procurar um especialista no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, de Nova York.

Vice trabalhará até a viagem, dizem assessores

No primeiro discurso da vitória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva exaltou a ¿jovialidade¿ de seu vice, lembrando que ele participou da campanha à reeleição como ¿um garotão¿. Alencar, que tem 75 anos, participou de toda a campanha, em carreatas e comícios e viajando por vários estados, adiando, inclusive, a revisão da cirurgia. Passada a guerra das urnas, o vice-presidente seguiu a orientação dos médicos

De acordo com a assessoria da Vice-Presidência, Alencar está bem de saúde e trabalhará normalmente até a viagem para os Estados Unidos. O tratamento ao qual se submeterá, segundo esses mesmos assessores, é preventivo. Na realidade, já estava previsto que o vice-presidente passaria por uma nova avaliação médica 60 dias depois da cirurgia para a retirada do tumor, realizada em julho.

Tempo de permanência dependerá de exames

O tempo de permanência de Alencar em Nova York dependerá do resultado dos novos exames e do tratamento que deverá ser indicado pelos médicos. Não está descartada, inclusive, a possibilidade de o vice-presidente ser submetido a uma nova cirurgia, caso haja uma recomendação nesse sentido.

Desde 1997, Alencar já passou por quatro cirurgias. Nas duas primeiras intervenções cirúrgicas, ele tirou dois tumores: um no rim e outro no estômago. Em 2000, o vice-presidente foi submetido a uma cirurgia para retirada de um novo tumor, dessa vez na próstata. Este ano, em meio à campanha eleitoral, foi obrigado a enfrentar a mesa de cirurgia para extrair um tumor na musculatura das costas.

Assim que foi diagnosticado o tumor, Alencar pediu para ser operado só depois da campanha, mas os médicos o convenceram de que era uma cirurgia simples e que ele ficaria internado menos de uma semana.