Título: Sexo, intrigas e racismo
Autor: Helena Celestino
Fonte: O Globo, 03/11/2006, O Mundo, p. 23

NOVA YORK. Um vídeo de poucos minutos no site You Tube complicou a vida do senador republicano George Allen e o deixou ameaçado de perder a cadeira para o democrata Jim Webb. Ele foi filmado chamando de macaco um estudante de pele escura, descendente de índios, durante um comício na Virgínia e, claro, a imagem fez furor no You Tube.

O caso virou escândalo nacional e racista foi a palavra mais leve usada contra ele por colunistas de jornais e analistas políticos. O candidato levou muito tempo até se desculpar e quando o fez era tarde demais: as pesquisas imediatamente indicaram uma queda de dez pontos nas intenções de voto no republicano, e agora, já quase dois meses e meio depois do escândalo, o democrata ainda está na liderança com 47% a 44%.

Webb reagiu com discrição à descida ao inferno do adversário, mas recebeu em troca um golpe baixo republicano: a menos de duas semanas da eleição, o adversário divulgou passagens de um romance escrito pelo democrata com passagens sexualmente explícitas. Num comunicado aos eleitores disse considerar ¿muito inquietante que elas tenham sido escritas por um candidato com esperanças de representar as famílias da Virginia¿.

Webb, um veterano do Vietnã e secretário da Marinha no governo Ronald Reagan, reagiu rapidamente para neutralizar o ataque e divulgou os elogios da estrela republicana John McCain ao livro ¿Fields of Fire¿, descrito por sua campanha como aclamado romance sobre a guerra. O vale tudo pode continuar nos 42 anúncios que os dois partidos vão veicular nos próximos dias, pagando cerca de US$2,5 milhões cada um para tentar vencer neste estado-chave. (H.C.)