Título: PETROBRAS DISCUTE PREÇO DO GÁS NA SEXTA-FEIRA
Autor:
Fonte: O Globo, 08/11/2006, Economia, p. 22

BUENOS AIRES e BRASÍLIA. Foi confirmada para sexta-feira a reunião entre a Petrobras e o governo boliviano para discutir o preço do gás natural vendido para o Brasil. Sete funcionários da Petrobras irão à cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra, onde se encontrarão com representantes do governo Evo Morales.

Ontem, a estatal boliviana YPFB chegou a pedir mais 30 dias de prazo para a Petrobras, no que não foi atendida. A estatal brasileira também já sinalizou que não pretende aceitar qualquer alteração no contrato em vigor que altere a fórmula de cálculo de preços e permita reajustes maiores, como querem os bolivianos. Outro ponto de conflito diz respeito à transferência do controle de duas refinarias da Petrobras para a YPFB. A estatal brasileira quer ser indenizada, mas a Bolívia diz que a empresa já lucrou muito com os empreendimentos.

Ontem, o Congresso boliviano começou a analisar os 44 contratos assinados pelo governo com as 12 companhias petrolíferas que operam no país, incluindo a Petrobras. Morales espera a confirmação dos acordos em até 15 dias.

De acordo com a agência de notícias EFE, a delegação da Petrobras que vai à Bolívia será encabeçada pelo diretor de Gás e Energia da estatal, Ildo Sauer. (Janaína Figueiredo, correspondente, e Eliane Oliveira)