Título: PT decide hoje se Minc vai para meio ambiente
Autor: Fábio Vasconcelos
Fonte: O Globo, 20/11/2006, Rio, p. 12

Sérgio Cabral vai se reunir com a comissão do partido, com prefeito Cesar Maia e anunciará mais um secretário

O governador eleito Sérgio Cabral já convidou e o deputado Carlos Minc não esconde que "há grandes possibilidades" de aceitar, mas a ida do parlamentar para a Secretaria estadual de Meio Ambiente ainda não está sacramentada. Depende de um acordo entre o pt, partido de Minc, e o futuro governo, que poderá ser selado hoje:

- O Cabral disse que quer, o pt também, mas tem que haver uma discussão mais ampla do partido com o futuro governador sobre nossa participação no governo - diz Minc, que, se aceitar, deixará, pela primeira vez, a atuação parlamentar de 20 anos.

Os petistas e o futuro governo vão discutir a relação hoje, quando Sérgio Cabral e membros da sua equipe de transição deverão se encontrar com os quatro encarregados - Inês Pandeló, líder do pt na Assembléia Legislativa; Wladimir Palmeira, candidato derrotado ao governo; Alberto Cantalice, presidente estadual do partido, e Benedita da Silva - de arrancar de Cabral qual será o futuro do partido. Entre os pontos do encontro, estão, segundo Minc, a discussão de como será o relacionamento do partido com o governo na Assembléia Legislativa, como será a relação de Cabral com o presidente Lula, e que secretarias podem ser preenchidas pelo pt.

- Não podemos participar do governo, com cargos no primeiro escalão, e ser oposição na Alerj. Vamos avaliar como será isso - observou.

Segundo Minc, é certo que o partido deverá ter, no mínimo, duas secretarias. Hoje, Sérgio Cabral se encontrará com o prefeito Cesar Maia e vai anunciar mais um secretário.

Mas caso fique acertado que Minc vai mesmo para a pasta, uma de suas propostas será juntar três órgãos - a Feema, a Serla e o Instituto Estadual de Florestas (IEF):

- Diminui a burocracia e enxuga pessoal.

Ontem, o futuro presidente da Cedae, Wagner Victer, afirmou que o atual secretário estadual de Habitação, Fernando Avelino, vai participar da diretoria da empresa. Victer disse que Avelino é um grande administrador e foi logo aceito por Cabral.