Título: Ao lado de Chávez, Lula ataca elite e imprensa
Autor: Luiza Damé
Fonte: O Globo, 14/11/2006, O País, p. 8

Presidente elogia venezuelano e diz que os dois são vítimas de preconceito dos que governaram seus países por séculos

CIUDAD GUAYANA, Venezuela. No estilo que adotou na reta final da campanha pela reeleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou ontem as elites, a imprensa e seus antecessores, em discurso para milhares de venezuelanos, Ao lado do presidente Hugo Chávez, durante a inauguração da segunda ponte sobre o Rio Orinoco, na fronteira entre os dois países. Lula defendeu a reeleição do colega (a eleição na Venezuela será em 3 de dezembro) e disse que os dois são vítimas de preconceito. Afirmou ainda que os trabalhadores, os estudantes e os "empresários sérios" da Venezuela, assim como no Brasil, estarão Ao lado de Chávez.

- Conheço um pouco a história deste país, da trajetória do presidente Chávez, e sei que aqui, como no Brasil, muitas vezes somos vítimas de incompreensões, de preconceitos de pessoas que governaram os nossos países durante séculos e que não aceitam que alguém que pense diferente, que queira cuidar do povo, seja governante. Eles se habituaram a governar o país para 30% ou 35% da população - disse Lula.

Lula abandonou o discurso escrito e improvisou. Citou semelhanças entre Brasil e Venezuela e chegou à política.

- Aqui neste país acontece exatamente o mesmo que acontece no Brasil. Conheço o tipo de crítica que fazem a você. É a mesma crítica que faziam a mim. Os banqueiros ganharam muito dinheiro no Brasil e, certamente, ganham muito dinheiro aqui na Venezuela. Alguns empresários ganham muito dinheiro aqui, como ganharam muito dinheiro lá. Mas, se tiverem que fazer uma opção entre você e um outro que seja mais próximo deles, não tenha dúvida de que o preconceito fará com que eles estejam do lado de lá - disse Lula.

"Querido irmão e amigo"

Lula comparou seu governo Ao de Chávez que, segundo ele, é voltado para os mais pobres:

- A nossa garantia é que o povo trabalhador, os estudantes e os empresários sérios de cada país sabem que, há muitos anos, o Brasil não tinha um governo para fazer as políticas sociais que fizemos. Eu não tenho dúvida de que aqui, na Venezuela, havia muitos e muitos anos que não tinha um governo que se preocupasse com a gente pobre como tu tens te preocupado.

Ao lembrar a visita que fez à Venezuela em 2003, quando as obras da ponte começavam, Lula reclamou das críticas que sofreu da imprensa brasileira. Disse que Chávez sofreu ataques semelhantes dos meios de comunicação venezuelanos:

- Fui a Caracas, vi a televisão, e voltei para o Brasil, dizendo a mim mesmo que jamais tinha visto um tipo de comportamento de um tipo de meio de comunicação, agredindo um presidente da República, como tu fostes agredido. Eu jamais imaginei que isso pudesse acontecer no Brasil, e aconteceu o mesmo, querido companheiro. A coisa que mais consolidou minha consciência, de que estávamos certos, é que o povo reagiu no momento certo. E o mesmo povo que elegeu a mim, que elegeu a Kirchner, que elegeu Daniel Ortega (Nicarágua), que elegeu a Evo Morales ( Bolívia), certamente irá te eleger presidente da República.

Chamando Chávez de amigo e querido irmão, Lula voltou a atacar as elites latino-americanas que, segundo ele, vêem o pobre "apenas como um número estatístico", que não é levado em conta na divisão da riqueza.

Chávez agradeceu o apoio:

- Obrigado por tua amizade, teu afeto, teu sentimento.

www.oglobo.com.br/pais