Título: Bastos: investigação de corrupção quintuplicou
Autor:
Fonte: O Globo, 01/12/2006, O País, p. 8

Ministério da Justiça diz que, em um ano, número de acusados pulou de mil para 5,4 mil

RIBEIRÃO PRETO (SP). Pelo menos 5.419 empresários, servidores públicos e lobistas, entre outros, respondem a inquéritos no país por envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro. A quantidade de acusados de movimentar dinheiro da corrupção, do narcotráfico e de outros crimes este ano é cinco vezes maior do que as 1.008 pessoas que estavam sob investigação por esses mesmos crimes no ano passado. As estatísticas foram apresentadas ontem na abertura da 4ª Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, em Ribeirão Preto (SP).

O levantamento, feito pelo Departamento de Recuperação de Ativos Financeiros a pedido do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, mostra um crescimento de processos por lavagem de dinheiro nos últimos quatro anos. Em 2002, apenas 79 pessoas respondiam na Justiça por movimentar dinheiro de origem ilegal. Em 2003, esse número pulou para 335, e para 614 em 2004. Depois de quase dobrar no ano passado, ultrapassou a barreira dos cinco mil casos este ano. Para Bastos, o recorde mostra que a Encla, criada em 2003, teve resultados surpreendentes no combate a crimes de ordem financeira:

¿ Esse demonstrativo mostra que o trabalho está começando a dar certo.

O estudo mostra ainda que o número de inquéritos sobre lavagem de dinheiro também está aumentando. Em 2002, a Polícia Federal abril 32 inquéritos para investigar movimentações de dinheiro supostamente ilegal. No ano seguinte, esse número cresceu para 196 inquéritos. A partir daí, a polícia entrou numa curva ascendente. Foram 310 inquéritos em 2005 e 449 ano passado. Este ano, até agora, foram abertas 625 investigações, 39% a mais que no ano passado. O número de condenados por tentarem legalizar dinheiro oriundo da corrupção, do narcotráfico e outros crimes aumentou 368% desde o ano passado.

Justiça condenou 185 em 2005 e 866 este ano

Em 2005, a Justiça Federal condenou 185 pessoas. Este ano, o numero de condenações chega a 866.

¿ A lavagem de bens procedentes de atividade ilegal é uma das principais ferramentas para garantir os frutos do crime e para perpetuar a atuação de grupos criminosos em todas as latitudes ¿ afirmou o procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza.

Segundo ele, os esquemas de lavagem de dinheiro movimentam mais de R$500 milhões por ano no mundo. Em discurso após a apresentação sobre lavagem de dinheiro, o procurador-geral disse que a corrupção, mazela antiga da civilização, tem no Brasil fortes implicações na vida das pessoas. Para ele, a corrupção deteriora a imagem do país no exterior e leva à diminuição de investimentos externos. O procurador citou a queda de cinco pontos do Brasil no Índice de Percepção da Corrupção, divulgado recentemente pela Transparência Internacional.

¿ Alguns estudos relacionam índices elevados de corrupção a menores taxas de desenvolvimento socioeconômico e de redução da pobreza e das desigualdades ¿ disse.

A Encla, reunião de representantes de mais de 50 órgãos do governo federal, da Justiça, do Ministério Público e da Polícia Federal, termina amanhã.