Título: Bebês mortos enrolados em papel de embrulho
Autor: Maiá Menezes
Fonte: O Globo, 02/12/2006, O País, p. 8

Pré-natal é o problema no Piauí

TERESINA (PI). No necrotério da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, a maior do Piauí, os bebês mortos, em sua maioria, são enrolados em papel de embrulho, lacrados com esparadrapo e colocados em uma caixa, de onde saem para que sejam enterrados.

Na manhã de ontem, quatro dos 33 bebês que nasceram naquele dia morreram. Só um foi levado para ser enterrado pela família, e três mães aceitaram que a maternidade os enterrasse. O funcionário do necrotério João Alves Sobrinho, de 71 anos, há 30 trabalhando no local, diz que vê as mortes dos bebês e o trabalho de embrulhá-los como rotina.

¿ Tem dia que morrem quatro, três. Quando os bebês são maiores e cabem em um caixão, os pais levam, mas quando os pais são do interior, fazem questão que a gente enterre, já que a mãe fica na maternidade se recuperando.

Uma das mães definiu assim a perda do filho:

¿ É como se abrisse um imenso buraco no corpo, a gente fica sentindo uma falta e não sabe exatamente de quê. É aberto um vazio, dá vontade de chorar, mas por mais que eu lute não consigo ¿ disse Antônia Elyrose da Silva Paz, de 17 anos.

O filho, que seria batizado de Wellinson, morreu em decorrência de má-formação, e a irmã gêmea, que será batizada como o nome de Hellen, foi levada para a UTI com pouca esperança de sobrevivência.

Ataíse da Silva Martins, de 29 anos, teve mais sorte: saiu da maternidade com a filha Isabelle Thaiz enrolada em uma manta rosa e amamentando, aliviada porque temia que ela tivesse o destino de seu filho, que morreu pouco depois de nascer, há três anos.

Segundo a diretora da maternidade, Oneide Rocha, um dos principais componentes da mortalidade infantil é o período neonatal, quando ocorrem 50% das mortes dos recém-nascidos:

¿ É o resultado de um pré-natal mal feito, dieta da mãe inadequada, infecções na gravidez, perda do líquido amniótico que protege a criança e doenças da própria mãe, como hipertensão e diabetes, além das doenças da própria criança.