Título: Papa deverá ficar cinco dias em SP
Autor:
Fonte: O Globo, 02/12/2006, O País, p. 8

Bento XVI visitará capital do estado e Aparecida e deve se encontrar com Lula

SÃO PAULO. Antes de partir para o Vaticano, amanhã, onde vai ocupar o cargo de prefeito da Congregação para o Clero, o arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, conversou ontem com o prefeito, Gilberto Kassab, sobre a visita do Papa Bento XVI à cidade em maio do ano que vem. Bento XVI deve passar três dias na capital e dois em Aparecida, onde vai abrir a 5ª Conferência Geral do Episcopado da América Latina.

A programação não está fechada e os detalhes devem ser acertados nos próximos dias. Dom Cláudio deve levar um roteiro preliminar para ser aprovado pelo Vaticano. O roteiro inclui um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na capital. O Papa também deve ter um encontro com a juventude católica, provavelmente no Vale do Anhangabaú, Centro da capital. Uma missa campal deve ser celebrada, possivelmente no Campo de Marte, na Zona Norte. Mas todos os detalhes ainda deverão ser fechados entre o Vaticano e a Prefeitura de São Paulo nos próximos dias.

Homenagem do governo com a Ordem do Ipiranga

Ontem, o arcebispo de São Paulo foi homenageado pelo governo do estado e recebeu a medalha da Ordem do Ipiranga, mais alta condecoração estadual. A entrega, no Theatro Municipal, teve a presença do governador, Cláudio Lembo, de Kassab, e do governador eleito, José Serra. Também participaram a deputada federal Luiza Erundina e o rabino Henry Sobel.

No Vaticano, dom Cláudio vai coordenar cerca de 400 mil padres e diáconos em todo o mundo. A escolha do arcebispo de São Paulo foi feita pelo próprio Papa, que queria, no Vaticano, um representante da América do Sul, especialmente do Brasil, onde a Igreja católica tem muita força.

¿ Vou com satisfação, mas sinto pelos laços de amizade que fiz em São Paulo. Trabalhar numa cidade pluralista com São Paulo me deu muita experiência ¿ afirmou durante a homenagem.