Título: Cuba aguarda apreensiva festa para celebrar 80 anos de Fidel Castro
Autor: Maurício Vicent
Fonte: O Globo, 02/12/2006, O Mundo, p. 49

Parada militar cria expectativa sobre sua aparição pública hoje

HAVANA. A grande parada militar marcada para hoje em homenagem ao aniversário do presidente cubando Fidel Castro se converteu numa espécie de prova da verdade sobre o estado de saúde do líder. A expectativa dos cubanos sobre sua aparição ou ausência faz deste o mais esperado evento militar dos últimos anos.

Sua ausência, já anunciada e recomendada pelos familiares, aumenta as especulações de que seu estado de saúde é grave e que sua saída do poder é irreversível.

¿ Não posso prever nada sobre sua aparição na festa. Temos que aguardar e confiar em sua recuperação ¿ disse o ministro da Cultura, Abel Prieto, um dos organizadores das comemorações de aniversário.

O escritor Gabriel García Márquez, o ator francês Gerard Depardieu, o presidente da Bolívia, Evo Morales, e o presidente eleito da Nicarágua, Daniel Ortega, estão entre os 1.800 convidados que presenciarão a revista militar que ocorre hoje na Praça da Revolução, em Havana. Rumores indicam que Fidel Castro poderia aparecer durante o evento, rapidamente, vestido com o uniforme militar verde oliva.

Os preparativos para a festa indicam que ela será especial. Pela primeira vez em dez anos, Cuba terá um desfile de seu principal armamento, comprado durante a Guerra Fria na Europa do leste. Tanques e veículos lançadores de mísseis desfilarão em terra enquanto helicópteros e caças MIG-29 sobrevoarão a praça, numa clara demonstração de poder.

Em Havana, já existe até um banco de apostas sobre a aparição do presidente.

¿ Estamos todos apreensivos. Por isso, resolvemos apostar se ele vai ou não aparecer. Por enquanto, o número de pessoas que acredita que ele não vai comparecer é maior ¿ disse um dos organizadores da banca.

Enquanto Havana se preparava para comemorar o aniversário de seu líder, em Paris a organização Repórteres sem Fronteiras realizou ontem um protesto para lembrar que Cuba é o segundo país do mundo com mais jornalistas presos.

Com agências internacionais