Título: Solidariedade inesperada de colega da agricultura
Autor: Camarotti, Gerson e Duarte, Patricia
Fonte: O Globo, 05/12/2006, O País, p. 9

Triplicar produção sem derrubar árvores¿

BRASÍLIA. O ministro da Agricultura, Luiz Carlos Guedes Pinto, disse que o Brasil poderá se desenvolver e aumentar a produção de grãos sem desmatar ou prejudicar o ecossistema. Sua declaração agradou à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que vive embate com a colega da Casa Civil, Dilma Rousseff, por causa da demora na concessão de licenças ambientais em obras de infra-estrutura. Normalmente, Agricultura e do Meio Ambiente divergem sobre assuntos comuns às duas pastas.

¿ Podemos triplicar a nossa produção de grãos sem derrubar uma única árvore, porque temos tecnologia, recursos humanos e terras disponíveis ¿ disse Guedes.

O alvo do ministro eram países desenvolvidos, que acusam o Brasil de desmatar a Floresta Amazônica na exploração de soja e pecuária. No seminário ¿Inventário florestal nacional do Brasil (IFN-BR)¿, Guedes enfatizou que o Brasil é o país que mais tem conservado suas florestas. Segundo ele, pesquisa da Embrapa mostra que, nos últimos oito anos, o Brasil preservou 69,4% das suas florestas primárias.

¿ A média mundial foi de 24,1%. Isso aumenta a responsabilidade, e a contribuição que o Brasil poderá dar.

Marina disse ter ficado feliz com o discurso de Guedes. Ela defendeu os avanços do governo Lula no meio ambiente, destacando a criação da Lei de Gestão de Florestas Públicas e a aprovação, pelo Congresso, da Lei da Mata Atlântica.