Título: Políticos e empresários perdem compromissos
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 06/12/2006, Economia, p. 27

Conselho e TCU são afetados

BRASÍLIA, SÃO PAULO e RIO. Caos nos aeroportos é sinônimo de dia perdido para muitas autoridades e empresários. A última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) ¿ com o encerramento solene do presidente Lula ¿ foi uma das vítimas, com vários de seus integrantes ausentes.

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, informou aos presentes que a pane no controle aéreo impedia a chegada de conselheiros. Dos 90 conselheiros da sociedade civil, 26 não foram. Dos 13 ministros, só oito estavam presentes.

O consultor Antoninho Marmo Trevisan descontraiu o ambiente, ao tomar o lugar de Paulo Godoy, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Base, na palestra de infra-estrutura:

¿ Recomendo a vocês viajar de Varig. A Varig não atrasa. Tô aqui! ¿ contou, arrancando risos ao dizer que dera ¿tchauzinho¿ para Godoy ao embarcar.

Godoy apresentaria a Lula uma agenda para desatar os nós que dificultam os investimentos. Ele embarcaria num vôo da TAM com partida de Congonhas prevista para 11h23m, mas seu vôo partiu com 90 minutos de atraso. Após decolar, o comandante avisou que ficaria sobrevoando São Paulo. Uma hora e meia depois, os passageiros souberam que teriam de voltar.

¿ E tivemos de descer em Guarulhos. Espero que tenha sido problema técnico mesmo, porque isso assusta as pessoas ¿ contou Godoy, que, além da reunião, perdeu o dia de trabalho: ele deixara o escritório por volta das 10h30m e só conseguiu voltar perto das 17h.

No Rio, entre os passageiros que ficaram quatro horas dentro de um avião esperando a decolagem para Brasília, estavam diversos parlamentares.

¿ Pior é o desencontro de informações. A empresa não disse nada. Um absurdo, um desrespeito. O governo também nada informou ¿ disse o deputado federal Moreira Franco (PMDB), que remarcou a passagem para hoje.

A crise também afetou a prévia organizada pela base aliada para a escolha de um nome para disputar a indicação de uma das vagas do TCU. Dos 357 votantes, apenas 170 participaram.