Título: Lula reunirá oito partidos aliados para discutir a sucessão na Câmara
Autor: Jungblut, Cristiane e Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 07/12/2006, O País, p. 12

Presidente vai reafirmar que candidato deve ser aceito pela oposição

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reunirá pela primeira vez, na quarta-feira, o Conselho Político do governo de coalizão, integrado por presidentes de oito partidos aliados, inclusive o PT, que já lançou a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP). Lula dirá que, para garantir a vitória, é preciso um candidato único da base. Frisará que o candidato deve ser aceito pela oposição. Para Lula, o nome é o do atual presidente da Casa, Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Mas não dirá isso publicamente, pelo menos por enquanto.

Ao comentar ontem o lançamento da pré-candidatura de Chinaglia, o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, disse que não há veto à candidatura do petista, mas ressaltou que não há candidaturas consumadas. O ministro disse que o Conselho Político foi convocado para decidir seu funcionamento. No entanto, admitiu que a discussão sobre as presidências da Câmara e do Senado devem entrar na pauta.

PMDB escolhe terça-feira candidato ao lugar de Aldo

Além de apoio da maioria, Lula deseja que o presidente da Casa tenha relação estável com o Executivo, caso de Aldo.

¿ O presidente não só espera como vai trabalhar pela responsabilidade e vai afirmar plenamente que o momento da responsabilidade será o momento da votação, da construção de um nome. A preocupação do governo não é exclusivamente com sua base nem com seu partido. É com que se tenha um candidato que tenha maioria e, ao mesmo tempo, acolhimento e respeito da oposição.

Participarão da reunião oito partidos: PT, PMDB, PCdoB, PSB, PRB, PR (fusão de PL, PSC e Prona), PDT e PV, embora os pedetistas e os verdes ainda enfrentem divergências em relação à decisão de aderir ao governo. PP ¿ que esteve anteontem com Lula ¿ PTB integram a coalizão, mas não estarão na reunião. No caso do PP, ainda não há decisão sobre a adesão ao governo. No PTB, o problema é o presidente do partido, o ex-deputado Roberto Jefferson.

O PMDB marcou para terça-feira que vem a reunião para escolher o nome do candidato do partido à presidência da Câmara. Para a escolha, serão convocados os 31 deputados novos da bancada de 89 que o partido terá a partir de fevereiro. Os dois nomes para a disputa, Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) e Eunício Oliveira (PMDB-CE), saíram da reunião defendendo a unidade da base governista e alertando que a divisão poderia resultar em novas aventuras.

COLABORARAM Ilimar Franco e Isabel Braga