Título: Mais agilidade em transferência bancária
Autor: Brígido, Carolina e Sampaio, Nadja
Fonte: O Globo, 15/12/2006, Economia, p. 37

BRASÍLIA. O trabalhador ganhou segurança e agilidade para concentrar suas transações financeiras na instituição de sua preferência, e não na escolhida pelo empregador. A partir de janeiro, o dinheiro depositado em conta-salário deverá ser transferido, sem custos nem incidência de impostos, até às 12h do dia do pagamento, caso o funcionário prefira movimentá-lo em outra conta corrente. Ou seja, o banco fica impedido de lucrar com a demora na transferência dos recursos. A regulamentação, divulgada ontem pelo Banco Central (BC), faz parte de pacote de medidas que visam a reforçar a concorrência no setor bancário. A mudança será obrigatória para novos contratos de trabalho em 2007.

Além disso, o BC definiu que os bancos têm até 90 minutos para completarem uma TED (Transferência Eletrônica Disponível, para valores superiores a R$5 mil), a partir de 2 de fevereiro. Ambas as medidas têm como objetivo melhorar o sistema de pagamentos do país, reduzindo custos e agilizando as operações.

No caso da TED, o banco que faz a transferência terá até 30 minutos para enviar os dados. A instituição que receberá o crédito, por sua vez, deverá concretizar a operação em até 60 minutos. Até então, os bancos tinham até à meia-noite para finalizar a TED ¿ mecanismo criado com o objetivo de acelerar transações financeiras, alternativa ao tradicional Documento de Crédito (DOC).

O BC anunciou ainda a criação de outro mecanismo, a Transferência Especial de Crédito (TEC), que também será eletrônica e terá limite de R$5 mil por operação. Sua principal característica é a possibilidade de, com apenas uma ordem, efetuar diversos pagamentos. Os principais beneficiários serão as empresas, que, por exemplo, poderão pagar dividendos a acionistas numa só ordem.