Título: Com o dólar em baixa, é a vez dos petroeuros
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 19/12/2006, Economia, p. 25

Venezuela Compra moeda européia

LoNDRES, NoVA YoRK, CARACAS, DUBAI (Emirados Árabes Unidos), ABUJA (Nigéria) e FRANKFURT. Numa conjuntura internacional de desvalorização do dólar e queda dos preços do petróleo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, decidiu destinar uma parcela maior dos lucros obtidos pelo país Com a venda de petróleo para a Compra de euros. Este ano, a moeda americana já se desvalorizou 9,5% em relação ao euro e, segundo analistas, poderá ser mais pressionada em 2007 diante da iniciativa de Venezuela e outros países produtores de petróleo, entre os quais os Emirados Árabes Unidos e a Indonésia, de investirem mais seus recursos na moeda européia.

o Banco Central venezuelano reduziu de 95% para 80% o percentual de seus US$35,9 bilhões em reservas investidos em dólar e ouro em relação ao ano passado, disse o diretor do BC da Venezuela Domingo Maza Zavala. o país, que é o quinto maior produtor mundial de petróleo, elevou de 5% para 15% o percentual de suas reservas aplicado em euros no mesmo período.

De acordo Com Michael Derks, estrategista-chefe do setor de mercados do Arch Financial Products LLP, fundo de hedge de Londres, os bancos centrais de vários países estão alterando suas políticas Com a queda do preço do petróleo e da desvalorização do dólar. (Da Bloomberg News)