Título: UE quer tarifa zero na tecnologia verde
Autor: Beck, Martha
Fonte: O Globo, 19/12/2006, Economia, p. 25

Comissário do bloco defende a eliminação das taxas no âmbito da OMC

BRUXELAS e GENEBRA. A Organização Mundial do Comércio (OMC) deveria eliminar todas as tarifas alfandegárias qUE incidem sobre tecnologias qUE geram fonte de energia limpa, afirmou ontem o comissário para o Comércio da União Européia (UE), Peter Mandelson. Ele afirmou qUE, como atualmente as mudanças no clima do planeta "são incontestáveis", atingir as metas de redução para as emissões dos gases geradores do efeito estufa será o maior desafio para os governos mundiais nos próximos 50 anos.

- Deve ser possível acertar um percentual zero para essas tecnologias - disse o comissário da UE. Ele acrescentou qUE vai pedir ao diretor-geral da OMC, Pascal Lamy, qUE tome a frente desse processo, devido ao desafio urgente de tornar "verde" o crescimento de economias como China, Índia e Brasil.

A China é o maior foco de preocupação dos ambientalistas, por estar construindo usinas movidas a carvão para fornecer energia a uma indústria em expansão. Com apenas um oitavo dos recursos utilizados pela China, a UE consegUE produzir a mesma quantidade de energia. A China deve ultrapassar os EUA como maior emissora mundial de dióxido de carbono até 2010.

- Podemos exportar as ferramentas e a experiência para lidar com a mudança do clima em todo o mundo - disse Mandelson. - Sempre qUE possível, normas regionais restritivas sobre investimentos ou comércio de serviços qUE dificultem essa troca de experiência e tecnologia devem ser eliminadas.

Ele também defende qUE a UE inclua a qUEstão ambiental nos acordos bilaterais de comércio qUE está discutindo com Índia e América do Sul, entre outros. Mas Mandelson se opôs à criação de uma tarifa punitiva para os países qUE não ratificaram o Protocolo de Kioto, como EUA e Austrália.

A Comissão Européia, braço executivo da UE, estabeleceu como meta a redução de 20% para o consumo de energia até 2020. O bloco dispõe do maior sistema mundial de comercialização de emissões de gases polUEntes, criado para controlar o aqUEcimento global.

(*) Com agências internacionais