Título: Antigos companheiros ficaram pelo caminho
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 01/01/2007, O País, p. 9

Segunda posse de Lula não terá Frei Betto e Gushiken, que declinaram; já Dirceu e Duda não foram convidados

BRASÍLIA. O clima de grande festa que marcou a primeira posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se repetirá desta vez na Esplanada dos Ministérios nem nos salões do poder. Além do público menor que o de 2003, amigos e colaboradores de longa data do presidente estarão ausentes das solenidades. Os ex-assessores Frei Betto, José Graziano, Ricardo Kotscho e Luiz Gushiken foram convidados, mas não irão. O ex-ministro e ex-presidente do PT José Dirceu, homem forte do primeiro governo petista, sequer foi convidado, assim como o publicitário Duda Mendonça, grande estrela da campanha de 2002 e da festa de posse.

Amigo com quem Lula dividiu apartamento na Constituinte, o ex-ministro das Cidades Olívio Dutra foi convidado, mas avisou que não irá. Mas Lula poderá ser fotografado ao lado de outras figuras tão importantes quanto polêmicas de seu primeiro governo: o ex-presidente do PT José Genoino, que se afastou do cargo por causa do escândalo do mensalão, e o ex-ministro Antonio Palocci, que deixou o Ministério da Fazenda acusado de ter quebrado ilegalmente o sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa.

O governo não convidou chefes de Estado estrangeiros para as solenidades de posse, mas o chanceler e vice-presidente do Conselho de Ministros italiano, Massimo d¿Alema, estará no Planalto. O italiano, que tem antigos laços de amizade com Lula devido à militância de esquerda, iniciou ontem período de visita a Brasil, Chile e Peru.

Até sábado, 13 governadores confirmaram presença na posse, incluindo a tucana Yeda Crusius (RS). Os aliados Marcelo Déda (PT-SE), e Eduardo Campos (PSB-PE) faltarão por dificuldade de chegar a Brasília depois das próprias posses. O petista Binho Marques e o antecessor Jorge Viana (AC) só estarão presentes porque marcaram a solenidade para a madrugada de hoje.

Lista vai de líder rural a banqueiro

Cerca de 1.800 pessoas são esperadas no Planalto, incluindo nomes do esporte, da cultura, da religião, da economia e beneficiários e parceiros de programas do governo. A lista de convidados inclui desde o líder da agricultura familiar Altemir Tortelli até o presidente do Bradesco, Lázaro Brandão, além de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Arthur Henrique dos Santos, presidente da CUT; e as atrizes Lucélia Santos e Paloma Duarte.

Tudo está preparado para o presidente e o vice, José Alencar, com as mulheres, descerem a Esplanada dos Ministérios em carros abertos, mas, caso persista a chuva, haverá mudança de planos. Mesmo com chuva, Lula falará no Parlatório para os convidados e populares que estarão na Praça dos Três Poderes para o show musical. O Parlatório foi coberto por um toldo.

O presidente já aparecerá ao pé da rampa do Palácio usando a faixa presidencial. Lula não quis repetir o ritual adotado por seu antecessor, Fernando Henrique, que, ao tomar posse no segundo mandato, recebeu a faixa do chefe do cerimonial.

Depois da cerimônia no Planalto, Lula poderá visitar os camarins dos artistas que participarão do show e até subir no palco. A festa popular na Esplanada foi organizada pelos partidos aliados, e são esperadas entre 40 mil e 50 mil pessoas.

www.oglobo.com.br/pais