Título: Temporais causaram 5 mortes em SP
Autor: Cotta, Sueli
Fonte: O Globo, 09/01/2007, O País, p. 8

Há 2.178 desabrigados; região de Sorocaba foi a mais castigada no estado

SÃO PAULO. Desde o início do ano, cinco pessoas morreram e outras 2.178 ficaram desabrigadas ou desalojadas em decorrência das chuvas no Estado de São Paulo ¿ desse total, 327 pessoas foram levadas para alojamentos. Os municípios de Hortolândia e Jundiaí estavam ontem em alerta. Outros seis, em atenção ¿ o que acontece quando o índice de chuva ultrapassa os 80 milímetros em até três dias. Três deles são na região de Campinas: Campo Limpo, Várzea Paulista e Itatiba.

Os dados são do balanço da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil (Cedec). Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe, nos primeiros oito dias de janeiro a quantidade de chuva em algumas regiões do Sudeste, como Rio, São Paulo e o sul de Minas Gerais, chegou à média mensal: de 200 a 250 milímetros. O volume é semelhante ao verificado nos primeiros oito dias de 2006.

Mulher leva choque e morre ao atender telefone

O tenente Rodrigo Quintino, da Cedec, afirma que entre quarta e sexta-feira ocorreram quatro mortes no Estado, nos municípios de São Lourenço da Serra, Franco da Rocha, Jundiaí e Presidente Epitácio.

Em São Lourenço da Serra, uma senhora de 61 anos teve um ataque cardíaco após receber um choque elétrico, quando atendeu o telefone. Em Presidente Epitácio, uma pessoa morreu na Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta depois de acidente com um raio. Nos demais casos, as mortes estão relacionadas a desabamentos.

Quintino explica que outros municípios devem decretar emergência nos próximos dias, depois que as equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Instituto Geológico, concluírem as vistorias técnicas. Cita como exemplo as cidades próximas a Paraguaçu Paulista.

Prefeitura interdita 120 casas com risco

Os municípios de Sorocaba, Conchas, Itapeva e Botucatu, na região de Sorocaba; Paraguaçu Paulista e Maracaí, na região de Marília; e Reginópolis, Getulina, Jaú e Pirajuí, na região de Bauru; foram os mais castigados pelas fortes chuvas que atingiram São Paulo nos últimos dias.

De acordo com o Cedec, em apenas sete dias choveu em Sorocaba mais da metade do esperado para todo o mês de janeiro. Foram interditadas 120 casas por causa do risco de desabamento. A prefeitura levou cerca de 450 pessoas para abrigos. Além de Sorocaba, Ibiúna, também na mesma região, estava em atenção ontem.

* Do Diário de S.Paulo