Título: Rio alerta para bandidos em fuga
Autor: Vasconcelos, Fábio e Menezes, Maiá
Fonte: O Globo, 10/01/2007, Rio, p. 12

Repressão pode levar criminosos fluminenses a invadir São Paulo

Por três vezes, duas anteontem de manhã e uma ontem, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, alertou seu colega de São Paulo, Ronaldo Marzagão, sobre a provável fuga de bandidos para aquele estado tão logo tenha início a operação conjunta de combate à criminalidade. Beltrame disse achar aconselhável que outros estados adotem as mesmas medidas de segurança para se prevenirem contra essa provável evasão de criminosos.

- As ações provocarão conseqüências. Os bandidos vão procurar se evadir do estado. Bandidos daqui poderão fugir para São Paulo. Já falei isso com o secretário de Segurança de lá - contou Beltrame. - Esta nossa ação pode ser multiplicadora. Se outros estados fizerem o mesmo, os criminosos terão dificuldades.

Ontem, a Operação Divisa Integrada foi apresentada aos representantes dos poderes municipal, estadual e federal que participarão da ação conjunta entre as forças de segurança contra o crime no Estado. Na reunião foram listados os alvos das operações, a partir dos 19 pontos estratégicos nas divisas do Rio com o Espírito Santo, São Paulo e Minas. Entre eles, estão as divisas do Rio com São Paulo, na altura de Paraty, e com o Espírito Santo, na altura de Bom Jesus do Itabapoana.

A próxima reunião será depois de amanhã, com representantes do Detran, das prefeituras e das guardas municipais de municípios que fazem divisas com outros estados. São 25, mas nem todos têm guardas.