Título: Fruet procura OAB e ABI
Autor: Farah, Tatiana e Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 19/01/2007, O País, p. 4

Tucano, que quer apoio da sociedade civil, cita Ulysses

BRASÍLIA. O candidato da terceira via a presidente da Câmara, Gustavo Fruet (PSDB-PR), quer arregimentar forças junto a entidades da sociedade civil. Ele marcou um encontro para terça-feira com presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, que ontem mesmo antecipou considerar a candidatura de Fruet um primeiro passo para a recuperação da dignidade da Câmara. No dia 26, Fruet se reunirá com o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Maurício Azedo, no Rio.

Tirando um boneco em miniatura do ex-presidente da Câmara Ulysses Guimarães do bolso do paletó, Fruet mostra sua fonte de inspiração para a campanha. Ele contou que recebeu o boneco de presente de um amigo de seu pai, o ex-constituinte e ex-prefeito de Curitiba Maurício Fruet, que faleceu em 1998. Ulysses foi escolhido como o símbolo da campanha do tucano.

- Junto com o boneco veio um cartão lembrando uma frase que era muito usada pelo doutor Ulysses: "O caminho da verdade é o debate e a controvérsia". E esse é o espírito de minha campanha: quero garantir um debate qualificado sobre a Casa nesta eleição - observou Fruet.

Lançado como candidato alternativo por uma frente suprapartidária há apenas dois dias, Fruet mostra surpresa com a receptividade da iniciativa no Congresso e na sociedade. Ele e seus assessores de gabinete já computaram mais de mil e-mails em apoio à sua candidatura. Um eleitor de São Paulo, que se identificou como Wilson Ferreira, prometeu, na mensagem, pressionar os deputados de seu estado a votarem nele.

Para o presidente da OAB, a candidatura de Fruet representa uma esperança para a sociedade, que vinha assistindo assustada a sucessivos escândalos políticos no Legislativo.

- A candidatura de Fruet significa uma primeira medida de resgate da dignidade daquela Casa de leis, um passo importante rumo ao resgate da dignidade de um poder que tanto sofreu nos últimos tempos por atos indignos contra a cidadania - declarou Busato, ao aceitar a audiência solicitada.