Título: Desenvolvimento critica e Itamaraty elogia Venezuela
Autor: Galeno, Renato e Rodigues, Luciana
Fonte: O Globo, 19/01/2007, Economia, p. 26

A nacionalização da economia da Venezuela e o discurso radical de seu presidente, Hugo Chávez, colocou ontem dois ministros Brasileiros em campos opostos, na abertura da Cúpula do Mercosul. De um lado, o do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, destacou que o modelo econômico adotado pela Venezuela não deve ser encarado como um padrão a ser adotado pelo Brasil. Do outro, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que fez questão de ressaltar a importância do país para o Mercosul.

Segundo informações do G1, portal de notícias da Globo, antes da abertura do evento, Furlan disse que o Brasil adotou "um outro caminho bem-sucedido", mas que "respeita as políticas internas de outros países". Já para Amorim, a entrada do país no bloco mostrou "pela primeira vez" que o Mercosul não é apenas parte do Cone Sul, mas de toda a América do Sul. Ele destacou que a Venezuela melhorou a integração energética da região e estabeleceu uma ponte do Mercosul para o Caribe:

- A Venezuela acrescenta muito ao Mercosul, não só pela importância do país, mas também pelas mudanças sociais que estão ocorrendo lá