Título: Segurança e jeito de popstar
Autor: Galeno, Renato e Rodigues, Luciana
Fonte: O Globo, 19/01/2007, Economia, p. 26

Venezuelano só confirma hotel minutos antes de chegar

Com jeito, Segurança e manias de popstar. Assim o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou ao Rio para o encontro de presidentes da América do Sul. Ele não quis confirmar, até minutos antes de sua chegada, onde ficaria hospedado. Nem para a direção do Hotel Othon Palace, em Copacabana, onde estão mais de cem integrantes de sua comitiva. A Segurança do presidente, que anda com submetralhadoras em pastas, revista até os alimentos, preparados por um chef venezuelano para o presidente.

O governo da Venezuela anunciou que o presidente ficaria hospedado no Hotel Sofitel. Mas, de acordo com funcionários, não havia como atender às exigências do chefe de Estado. No Hotel Othon Palace, ele conseguiu: uma suíte presidencial e mais os três últimos andares para abrigar toda sua comitiva. De acordo com o diretor de Operações da Rede Othon, Ricardo Kawa, hóspedes tiveram que ser remanejados para dar lugar aos venezuelanos:

- Mas não houve problema. Passamos a madrugada trabalhando para recebê-lo e ele só confirmou que vinha para cá minutos antes. Ele disse que um dos fatores que o fizeram escolher o hotel foi que é uma empresa nacional e que o Fidel Castro se hospedou aqui.

Chávez tenta mesmo imitar Fidel. É sempre amável e cortês em público. Ele recebeu efusivamente Wilson Moisés, presidente da Unidos de Vila Isabel, que no ano passado teve patrocínio da estatal venezuelana de petróleo, a PDVSA. Mas integrantes da escola esperaram à toa pelo mecenas para homenageá-lo no Othon: Chávez saiu direto da reunião no Copacabana Palace para o jantar oficial no Itamaraty, no qual o show estaria a cargo da Portela. O enredo deste ano da escola de Madureira, sobre o Pan-Americano, fala da integração das Américas.

Chávez cumprimentou pessoas, tirou fotos e mostrou-se sempre disposto a falar - e muito - com os jornalistas, apesar de sua Segurança distribuir socos e empurrões. O venezuelano foi aplaudido, mas também recebeu vaias de pessoas que reclamavam da falta de liberdade de imprensa no país. Hoje à tarde, após a cúpula de chefes de Estado, Chávez deve ir à Assembléia Legislativa receber a Medalha Tiradentes, oferecida pelo deputado Paulo Ramos (PDT). Mas tudo é mistério na agenda.

- Estava tudo certo para hoje (ontem) às 9h. Mas às 2h da manhã disseram que ele não estava aqui. Achamos melhor cancelar e fazer amanhã (hoje) - disse Paulo Ramos. (Dimmi Amora)